quarta-feira, 17 de setembro de 2025

Falhas de assistência e infecções hospitalares estão entre principais causas de óbitos em pacientes

Erros evitáveis no atendimento em saúde ainda figuram entre as principais causas de danos aos pacientes em todo o mundo. Para chamar a atenção para esse cenário e estimular medidas de prevenção, a Organização Mundial de Saúde (OMS) instituiu o Dia Mundial da Segurança do Paciente, celebrado em 17 de setembro.

Pesquisa feita pela ONA (Organização Nacional de Acreditação), em parceria com a Epimed Solutions, aponta os registros de incidentes e eventos adversos notificados no sistema ONA do primeiro semestre de 2025. Com relação aos eventos adversos com desfecho fatal, 25,21% ocorreram por falha de assistência médica; 17,36% por falhas de assistência multidisciplinar; e 14,46% por infecções relacionadas a falhas de assistência à saúde. A maioria dos incidentes fatais aconteceu em UTIs (21,07%), seguido por unidades de internação (7,85%) e setores de emergência/urgência (2,07%). Outros setores somaram 67,36% dos óbitos não discriminados.

Entre os eventos adversos moderados, as infecções relacionadas à assistência à saúde respondem, por com 52,21% dos registros, seguidas por lesões de pele e de partes moles (10,56%) e falhas da assistência médica (4,99%). As infecções podem ser adquiridas em ambientes de cuidados (hospitais, clínicas ou até em casa) e estão associadas aos procedimentos.

A Associação de Hospitais e Serviços de Saúde do Estado de São Paulo (AHOSP) atua no enfrentamento a essas questões e o presidente, Dr. Anis Ghattás Mitri Filho está à disposição para falar sobre o assunto.

SOBRE A AHOSP

A Associação de Hospitais e Serviços de Saúde do Estado de São Paulo (AHOSP) é uma das mais representativas e atuantes entidades do setor da saúde no Brasil, que compõem a rede hospitalar e assistencial do estado de São Paulo. Com uma trajetória marcada pela defesa dos interesses institucionais e pelo compromisso com a excelência na gestão da saúde, atua como uma ponte estratégica entre os diferentes atuantes do ecossistema, hospitais, clínicas, operadoras, gestores públicos e profissionais da área.
A entidade se destaca por promover o fortalecimento da governança hospitalar, a difusão de boas práticas, a inovação tecnológica e a busca constante por sustentabilidade e eficiência operacional. Por meio de ações integradas, articulações políticas e programas de capacitação, a AHOSP impulsiona o desenvolvimento de políticas públicas mais eficazes e a consolidação de um sistema de saúde mais justo, acessível e resolutivo.

Fonte: Assessoria de imprensa da Associação de Hospitais e Serviços de Saúde do Estado de São Paulo (AHOSP)