27 de maio de 2025

Painel de abertura do Sinergia, em Ipatinga, reforça papel transformador do associativismo no Vale do Aço


Cerimônia oficial do evento ocorreu ontem (26/5), na Fiemg

A Fiemg Vale do Aço foi palco, na noite de ontem (26), da abertura oficial do Sinergia – Semana do Associativismo, com a realização do painel “Empregabilidade, Associativismo, Liderança e Mercado”. O evento reuniu nomes de peso como Anderson Franco (CEO da Allp Fit), Raphael Lafetá (Diretor da MRV e Presidente do Sinduscon-MG) e Sergio Leite (Vice-Presidente da Usiminas), sob a mediação da assessora de Desenvolvimento Sindical da Fiemg, Laila Katina.

O debate foi marcado por reflexões profundas sobre o impacto do associativismo na geração de oportunidades e no fortalecimento das lideranças locais. Com o auditório lotado, os participantes destacaram a importância da união de esforços entre as entidades do Sistema S e demais instituições representativas.

Transformação coletiva e liderança com propósito

Sergio Leite emocionou o público ao relembrar a criação da Usiminas, nascida do sonho coletivo de intelectuais e jornalistas mineiros. Ressaltou que a trajetória de superação da empresa em momentos de crise, como em 2016, foi possível graças ao espírito associativo. “Criamos um grupo interno que revitalizou a empresa em menos de um ano. O associativismo não é teoria, é prática que gera resultado”, afirmou.

Raphael Lafetá compartilhou sua vivência no sindicalismo como ponto de virada na sua carreira empreendedora. “O sindicato é uma ferramenta legítima de defesa do setor produtivo. A representação sindical não pode ser passiva – ela deve ser protagonista”, disse. Para ele, o associativismo é uma política apartidária eficaz, capaz de transformar realidades.

Educação, empreendedorismo e empregabilidade

Anderson Franco trouxe ao painel uma narrativa inspiradora sobre sua trajetória como ex-aluno do Senai. “O conhecimento é libertador. Com 12 anos de idade, comecei no associativismo por necessidade e descobri o poder da qualificação profissional. Hoje, lidero um dos maiores grupos de empresas voltadas para a saúde do Brasil”, contou. Ele destacou ainda que lideranças do futuro devem ser solidárias e inclusivas, e que o associativismo é a chave para esse modelo de gestão.

Sinergia entre os setores produtivos

Durante a abertura, representantes das entidades organizadoras reforçaram o compromisso com o desenvolvimento da região por meio da atuação conjunta. O presidente da Fiemg Regional Vale do Aço, João Batista Alves, reforçou ­­­que o associativismo é a base do desenvolvimento das empresas. “É por meio dessa união que conseguimos dar voz aos nossos setores produtivos, construir pontes entre empresários, trabalhadores, instituições e a sociedade civil. Em tempos desafiadores, a resposta está na articulação estratégica, na capacidade de agir juntos, de compartilhar experiências, ideias e soluções.”

O presidente do Sindicomércio Vale do Aço e vice-presidente regional do Sistema Fecomércio Sesc/Senac, José Maria Facundes, destacou que o Sindicomércio Vale do Aço está presente em Ipatinga, Coronel Fabriciano e Timóteo, e o Senac atua fortemente na qualificação profissional, com foco em temas atuais, como inteligência artificial e marketing digital. “Estamos formando profissionais preparados para os desafios do presente e do futuro. E o associativismo vem unir forças, compartilhar recursos e investir no desenvolvimento coletivo, visando inovação, educação e representatividade."

O gerente Regional do Sistema FAEMG/SENAR, Luiz Ronilson Araújo Paiva, afirmou que participar Sinergia tem sido extremamente gratificante, pois o evento representa uma agenda de convergência em prol do desenvolvimento sustentável da região. “Tive a honra de ser convidado para representar o setor agropecuário, que tem desempenhado um papel cada vez mais ativo no crescimento dos municípios do Vale do Aço. Embora não seja tão tradicional como em outras regiões de Minas, ele possui peculiaridades e um potencial imenso, que merece ser explorado com inteligência e estratégia.”

O analista do Sebrae Minas Alessandro Challub destacou o entusiasmo da entidade em fazer parte do Sinergia. “O Sebrae tem como missão fortalecer os pequenos negócios, e aqui no Vale do Aço essa responsabilidade ganha ainda mais sentido. Em Ipatinga, atendemos cerca de 350 atividades econômicas, que representam mais de 13 mil CNPJs. Nosso papel é gerir bem os recursos que nos são repassados para apoiar, orientar e impulsionar os pequenos negócios. É um desafio enorme, mas é exatamente essa a proposta do associativismo: transformar a realidade por meio da união."

O diretor do Sest/Senat Vale do Aço, Fabrício Boseja Ferreira, destacou que a união das entidades é uma ação pioneira. “O SEST SENAT, mesmo sendo a entidade mais jovem do sistema, tem um compromisso sólido com a promoção da qualidade de vida dos trabalhadores do setor de transporte e de suas famílias. Acreditamos que o conhecimento, quando aliado à prevenção e ao cuidado com o ser humano, é uma ferramenta poderosa. O Sinergia mostra que é possível integrar forças e pensar coletivamente soluções para qualquer desafio. É uma honra fazer parte desse movimento."

Semana com mais de 30 atividades gratuitas

A programação do Sinergia segue até sexta-feira (30/5), com palestras, capacitações e exposições. Destaque para o workshop exclusivo para a imprensa “Do Fato ao Feed: Reinvente sua Trajetória no Marketing Digital”, e as atividades de lazer e integração realizadas no Parque Ipanema.

---

Assessoria de Imprensa Sinergia:

Aline Alves (31) 98827-0707

Fernanda Pereira – (31) 98250-1752

Mara Campos – (31) 97152-4825

25 de maio de 2025

Morre doutor Emílio, médico pioneiro em Ipatinga.

 

Faleceu neste sábado, aos 95 anos, o médico Emílio Gomes Fernandes.  Conforme relatado por seu filho Emílio Celso, o doutor Emílio foi internado na última terça-feira no Hospital Márcio Cunha, com uma úlcera.

Por ser de idade mais avançada, ele não resistiu aos procedimentos de tratamento e sofreu uma parada cardíaca, vindo a falecer na tarde deste sábado. Dr. Emílio deixa a esposa, Therezinha Ferrer Fernandes, de 91 anos; quatro filhos, oito netos e quatro bisnetos.

Nascido em são domingos do prata, doutor Emílio veio para o Vale do Aço em 1959, a convite do diretor de Relações Públicas da Usiminas, Mário Rola, para ser médico da empresa.

No início ele atendia nas residências e depois construiu o hospital Santa Terezinha até que surgiu o Hospital Márcio Cunha onde ele passou a atender.

Doutor Emilio realizou mais de 20 mil partos normais e quando precisava de cesariana, a paciente era levada para coronel Fabriciano.

Doutor Emílio foi secretário de saúde na gestão de joão Lamego e sua esposa Terezinha ferrér, foi vereadora atuante.

O sepultamento do doutor Emílio acontece na tarde deste domingo  no Cemitério Parque Senhora da Paz, no bairro Veneza dois, em Ipatinga.

 

23 de maio de 2025

Ação conjunta da Prefeitura de Ipatinga resulta na prisão de homem por maus-tratos a animais


Uma ação conjunta envolvendo a Prefeitura de Ipatinga, por meio da Vigilância Sanitária e do Departamento de Zoonoses, em parceria com a Polícia Militar de Meio Ambiente e o Corpo de Bombeiros, resultou na prisão de um homem suspeito de manter um canil em situação irregular no bairro Jardim Panorama. A operação foi realizada na manhã desta sexta-feira (23).

Durante a fiscalização, foram encontrados quatro cães em condições degradantes. Os animais estavam acorrentados, magros e vivendo em um ambiente insalubre, com forte odor de fezes e urina. Além disso, apresentavam sinais de maus-tratos, como caudectomia (corte da cauda), ausência de alimentação adequada e diagnóstico positivo para leishmaniose — uma doença grave que também representa risco à saúde pública.

A médica-veterinária do Departamento de Zoonoses, Shara Regina, acompanhou o resgate dos animais e destacou a importância da ação:
“Encontramos os cães extremamente debilitados e em sofrimento. É inadmissível que práticas como essa ainda aconteçam. Maus-tratos são crime e devem ser combatidos com todo o rigor da lei”, afirmou.

Os cães foram removidos do local e estão recebendo cuidados veterinários no CATA (Centro de Acolhimento Transitórios de Animais), da Prefeitura de Ipatinga. O responsável foi detido e conduzido à Delegacia Civil, onde poderá responder por crime de maus-tratos a animais, conforme previsto na Lei Federal nº 9.605/98 (Lei de Crimes Ambientais).

A Prefeitura de Ipatinga reforça que segue atuando com firmeza para proteger a população e defender a vida dos animais.
Maus-tratos são crime. Denuncie.

As denúncias podem ser feitas pelo telefone (31) 3828-5710.

 

Morre em Paris Sebastião Salgado, fotógrafo mineiro famoso em todo o mundo

 Sebastião Salgado morreu nesta sexta (23), aos 81 anos. O fotógrafo mineiro, natural de Aimorés, era reconhecido no mundo todo por suas imagens impactantes de guerras e mazelas humanas, que combinavam a dureza da temática com a beleza em preto & branco do registro.

Sebastião Salgado convivia com as sequelas de uma malária adquirida na década de 1990, e, de acordo com amigos, os medicamentos deixaram de funcionar nos últimos anos. Ele vivia em Paris.
Em nota, o Instituto Terra, organização não-governamental fundada pelo fotógrafo, confirmou a notícia da morte: “Sebastião foi muito mais do que um dos maiores fotógrafos de nosso tempo. Ao lado de sua companheira de vida, Lélia Deluiz Wanick Salgado, semeou esperança onde havia devastação e fez florescer a ideia de que a restauração ambiental é também um gesto profundo de amor pela humanidade. Sua lente revelou o mundo e suas contradições; sua vida, o poder da ação transformadora”.Família indígena no Amazonas. Foto de Sebastião Salgado em 2012
Saiba curiosidades da carreira de Sebastião Salgado

Formação original
Sebastião Salgado formou-se em Economia pela Universidade Federal do Espírito Santo, entre 1964 e 1967. Ele abandonou a carreira de economista em 1973 para se dedicar ao fotojornalismo.
Descoberta da fotografia
Atuou na Organização Internacional do Café, em Londres, onde realizava frequentes viagens à África. Em uma dessas viagens, usou pela primeira vez a câmera Leica de sua esposa, Lélia Wanick Salgado, e descobriu sua vocação para a fotografia.
Luta contra a Ditadura
Durante a Ditadura Militar no Brasil, Salgado e sua esposa participaram da resistência, mantendo contato com pessoas próximas a Carlos Marighella.
Morte de Reagan
Em 1979, foi contratado pela agência Magnum e, em 1981, registrou o atentado contra o presidente Ronald Reagan, em Washington, imagens que tiveram ampla repercussão internacional.
Projetos humanitários e ambientais
Ao longo de sua carreira, colaborou com organizações como Unicef, ACNUR, OMS, Anistia Internacional e Médicos Sem Fronteiras, sempre pautando sua fotografia em causas sociais. Em parceria com sua esposa, criou um projeto de reflorestamento e revitalização comunitária em sua cidade natal, Aimorés.
Reconhecimento e legado
Em 2017, tornou-se o primeiro brasileiro a integrar a Academia de Belas Artes da França, ocupando a cadeira número 1 destinada a fotógrafos. Sua trajetória foi retratada no documentário “O Sal da Terra” (2014), dirigido por seu filho Juliano Salgado, indicado ao Oscar de Melhor Documentário em 2015.
Morte de Sebastião Salgado

Em nota, o Instituto Terra, organização não-governamental fundada por Sebastião Salgado, confirmou a notícia da morte dele nesta sexta-feira. O fotógrafo convivia com as sequelas de uma malária adquirida na década de 1990, e, de acordo com amigos, os medicamentos deixaram de funcionar nos últimos anos.

A causa exata da morte não foi informada até o momento. Informações sobre velório e sepultamento também não foram divulgadas.


O INSTITUTO TERRA, EM AIMORÉS, MG DIVULGA MORTE DE SEU FUNDADOR
Com imenso pesar, comunicamos o falecimento de Sebastião Salgado, nosso fundador, mestre e eterno inspirador.
Sebastião foi muito mais do que um dos maiores fotógrafos de nosso tempo. Ao lado de sua companheira de vida, Lélia Deluiz Wanick Salgado, semeou esperança onde havia devastação e fez florescer a ideia de que a restauração ambiental é também um gesto profundo de amor pela humanidade. Sua lente revelou o mundo e suas contradições; sua vida, o poder da ação transformadora.
Neste momento de luto, expressamos nossa solidariedade a Lélia, a seus filhos Juliano e Rodrigo, seus netos Flávio e Nara, e a todos os familiares e amigos que compartilham conosco a dor dessa perda imensa.
Seguiremos honrando seu legado, cultivando a terra, a justiça e a beleza que ele tanto acreditou ser possível restaurar.
Nosso eterno Tião, presente! Hoje e sempre. Instituto Terra.

OPINIÃO , DO EDITOR: Lamentamos o falecimento do companheiro Sebastião Salgado. Sebastião é meu conterrâneo, de Aimorés e convivi com ele em minha infância. Nossa idade tem uma diferença de apenas três meses. Salgado tornou-se famoso em sua profissão mas não esqueceu de sua cidade natal; Aimorés, no leste de Minas Gerais onde criou a ONG Instituto Terra.

22 de maio de 2025

Infraero lança licitação para implantação de hangares no Aeroporto do Vale do Aço

 
A Infraero lançou a Licitação Eletrônica nº 059/2025 para concessão de áreas destinadas à construção de hangares no Aeroporto do Vale do Aço, em Santana do Paraíso (MG). O objetivo é fomentar a aviação executiva e regional com espaços voltados à hangaragem, oficinas de manutenção e táxi aéreo. As propostas podem ser enviadas até as 9h do dia 27 de maio.

"A Infraero publicou o edital de licitação para a concessão de áreas destinadas à implantação de hangares no Aeroporto do Vale do Aço, em Santana do Paraíso. Serão recebidas propostas até o próximo dia 27 de maio, quando também ocorrerá a abertura da sessão pública e o início da disputa de preços", explicou Ellen Simões, superintendente Comercial em Aeroportos da Infraero.

Foto: Divulgação Prefeitura de Santana do Paraíso / arquivo

Ao todo, são 12 lotes disponíveis: oito com área de 675 metros quadrados e quatro com área de 2.400 metros quadrados. A estimativa inicial de arrecadação baseia-se no valor mínimo proposto por lote, sendo o critério de julgamento o de maior oferta mensal. Qualquer empresa cujo ramo de atividade seja compatível com o objeto licitado e que atenda às exigências do edital poderá participar do certame.

O prazo de concessão será de 240 meses. Após a assinatura do contrato e a aprovação dos projetos, o concessionário terá até 12 meses para concluir as obras. Mais informações estão disponíveis no site www.licitacoes-e.com.br, sob o número 1070377.

O diretor-geral da Agência Metropolitana do Vale do Aço, Mauro Guimarães, destacou que o plano diretor aeroportuário foi concluído em dezembro de 2021. Segundo ele, o documento traça diretrizes para a expansão e modernização da infraestrutura até 2044, prevendo melhorias como novo terminal de passageiros, ampliação da pista e áreas de táxi, além da regularização fundiária do entorno.

21 de maio de 2025

Motorista morre em colisão na BR-458, na saída de Ipatinga


 Foi identificado como Wilson Rodrigues Pereira, de 34 anos, o motorista que morreu em um grave acidente ocorrido na manhã desta quarta-feira (21), na BR-458, saída de Ipatinga. Natural de Timóteo, Wilson dirigia o carro de passeio que se envolveu em uma colisão com duas carretas, na altura do km 143 da rodovia.

Com o impacto, o carro de passeio ficou severamente danificado e parou no acostamento da via. O motorista do Peugeot ficou preso às ferragens e não resistiu aos ferimentos. Equipes do SAMU foram acionadas, mas apenas puderam confirmar o óbito ainda no local.

A Polícia Militar isolou a área e orientou o trânsito, enquanto a perícia da Polícia Civil iniciou os procedimentos técnicos para apurar as circunstâncias da colisão. O corpo da vítima, que ainda não teve a identidade divulgada, será encaminhado ao Instituto Médico Legal (IML).

por: portal da cidade

8ª edição da Festa do Tropeiro de Santana do Paraíso acontece no domingo (25)

 
Com o objetivo de celebrar a cultura e a tradição local, a 8ª Festa do Tropeiro de Santana do Paraíso acontece no próximo domingo (25). Além do tradicional encontro de cavaleiros, o evento conta com apresentações culturais e shows de Fabrício Mendes e Juh Guedes. A concentração está marcada para às 10h, na Gameleira, e as festividades terão início às 12h, na Praça de Eventos do centro. 

No contexto histórico de Santana do Paraíso, a festa enaltece os tropeiros que passavam pela cidade há 200 anos. O evento tem início com a concentração dos cavaleiros, que seguem em desfile da Gameleira até a Praça de Eventos do centro. Durante o trajeto, há uma parada estratégica na Praça do Marco Rotário, onde se encontra uma escultura que homenageia os tropeiros. Posteriormente, já na Praça de Eventos, os cavaleiros receberão a benção do padre. O tradicional Feijão Tropeiro será servido para todas as comitivas. 

A programação  da festa conta, ainda, com apresentações culturais com o Batuque de Santana do Paraíso. Para encerrar o evento em grande estilo, o público poderá curtir os shows de Fabrício Mendes e Juh Guedes.

Cavalo quebrou a mão durante corrida e ganhou uma prótese

 por: Reginaldo Ramos, Antigo Artista Plastico

Este cavalo sofreu uma lesão na perna depois de cair durante uma corrida. Incapaz de competir mais, seu dono escolheu vendê-lo para um matadouro. Felizmente, ele foi  resgatado a tempo por uma organização de bem-estar animal, que lhe forneceu uma prótese na perna. Graças a eles, ele agora vive os seus dias num lugar tranquilo, onde é valorizado não por lucro, mas simplesmente por estar vivo.

REURB Ipatinga leva dignidade e segurança jurídica a mais famílias: moradores do Limoeiro e Esperança recebem títulos de propriedade


Nova etapa contempla mais de 100 famílias com escrituras definitivas

 A Prefeitura de Ipatinga realizou nesta quarta-feira (21) mais uma importante entrega dentro do maior programa de regularização fundiária da história do município: o REURB Ipatinga. Desta vez, os beneficiados foram os moradores dos bairros Limoeiro e Esperança, que agora passam a ter, oficialmente, a escritura definitiva de suas propriedades em mãos.

 O evento reuniu autoridades, equipes técnicas, lideranças comunitárias e dezenas de famílias emocionadas ao receberem o documento que representa segurança jurídica, dignidade e a valorização de seus terrenos.



  “É com muita alegria que hoje estou aqui para receber a escritura definitiva da minha casa. Esperei por esse momento durante muitos anos, e hoje posso dizer que sou oficialmente dona do meu lar. Só Deus sabe o quanto isso representa para mim e para minha família. A gente lutou muito, e ver esse sonho se realizando é uma emoção que não cabe no peito”, relata Ivone Martins da Silva moradora do bairro Limoeiro.

 Nesta nova fase do programa, mais de 100 escrituras foram entregues a moradores dos bairros Limoeiro e Esperança, representando um avanço concreto rumo à meta de alcançar 15 mil famílias até o fim da primeira etapa. Cada entrega simboliza mais do que um documento: é o reconhecimento legal do direito à moradia, proporcionando segurança e tranquilidade para quem há anos esperava por esse momento.

 Programa REURB Ipatinga: dignidade para quem mais precisa

Lançado em outubro de 2022, o Programa de Regularização Fundiária Urbana de Ipatinga (REURB) tem como meta beneficiar cerca de 30 mil famílias, sendo 15 mil somente na primeira etapa, que já está em andamento. O programa tem como foco atender áreas ocupadas de forma irregular, muitas há décadas, garantindo às famílias o direito legal à moradia e à propriedade.

 “A iniciativa representa mais do que um avanço jurídico. Ela devolve a dignidade a milhares de ipatinguenses, com impacto direto na valorização das propriedades, no acesso a crédito, além de facilitar reformas, vendas e transmissões legais dos bens”, destacou o secretário de Serviços Urbanos e Meio Ambiente (Sesuma), Reginaldo Soares.

 Desde o início do programa, centenas de famílias em diferentes regiões de Ipatinga já foram contempladas com a regularização fundiária. A execução do REURB é fruto de um trabalho integrado entre diversos setores da administração municipal, com o apoio de instituições parceiras, garantindo segurança jurídica e transformação social.

 Com a regularização, famílias que há anos viviam na incerteza passam a ter um título registrado em cartório, com todos os direitos legais garantidos. O prefeito Gustavo Nunes tem destacado o programa como uma das ações mais transformadoras da atual gestão.

 “O REURB é uma entrega concreta que muda a realidade das pessoas. É dignidade, é cidadania, é justiça. Muitas dessas famílias vivem há décadas nos mesmos locais e agora têm o direito pleno sobre o que é delas por esforço e por história”, afirma o prefeito.

 Próximos passos

A meta da administração municipal é seguir avançando nos bairros e comunidades até alcançar as 30 mil famílias previstas. Com planejamento técnico, escuta das comunidades e apoio jurídico, o programa tem se consolidado como modelo de política pública de habitação e inclusão social em Minas Gerais.

 A Prefeitura de Ipatinga reforça que os moradores contemplados recebem todo o suporte técnico necessário, desde o levantamento topográfico e jurídico até a entrega formal dos documentos.

20 de maio de 2025

Feiraço 2025 consolida Ipatinga como referência em negócios e inovação

 
Ipatinga se prepara para a quinta edição da Feira Comercial de Produtos e Serviços (Feiraço), que promete agitar a economia local entre 21 e 24 de maio. Realizado no estacionamento do estádio Ipatingão, o evento reúne 180 expositores e conta com o respaldo estratégico da Prefeitura de Ipatinga. A administração municipal aposta na iniciativa para posicionar a cidade como um polo de atração de investimentos, oferecendo infraestrutura robusta e um ambiente de negócios dinâmico. A abertura está marcada para esta quarta-feira (21), às 18h, com expectativa de grande público.

 Organizada pela Associação Comercial, Industrial, Agropecuária e de Prestação de Serviços de Ipatinga (Aciapi), pela Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Ipatinga e pelo Sebrae, a Feiraço combina oportunidades comerciais com entretenimento. A programação inclui praça de alimentação, playground para crianças e shows regionais. No dia 21, Momenttus Acústico abre as apresentações. Gertrudes sobe ao palco no dia 22, seguido pela Banda Momenttus no dia 23. Fernando Mello encerra a feira no dia 24, garantindo animação aos visitantes. 

Estrutura

A estrutura montada no Parque Ipanema garante conforto e segurança aos visitantes da Feiraço 2025, com amplo espaço para circulação e estacionamento. A feira também reforça o compromisso com a sustentabilidade, incentivando práticas comerciais responsáveis entre os expositores.

 A solidariedade também marca o evento. Na entrada, o visitante pode doar 1 kg de alimento não perecível ou 1 litro de leite longa vida. Na edição de 2024, a Feiraço atraiu 32 mil pessoas e arrecadou uma tonelada e meia de alimentos, como arroz, feijão, leite e óleo, entregues ao Banco Municipal de Alimentos “Gemina Alves Linhares”. Este ano, a organização espera superar esses números, reforçando o impacto social da iniciativa.

 Impulso econômico

A Feiraço se consolida como vitrine para o comércio local. “Ipatinga vive um momento de crescimento, e eventos como este amplificam o potencial econômico da região”, afirma Luís Henrique Alves, presidente da Aciapi. Ele destaca que os quatro dias de exposição representam um investimento estratégico para os empresários, com oportunidades de networking e novos negócios.

 O apoio da Prefeitura de Ipatinga é um diferencial. O secretário de Desenvolvimento Econômico, Agricultura e Turismo (Semdetur), Dijalma Pires de Matos Barroso, enfatiza o papel da feira na movimentação de setores como turismo de negócios, hotelaria, gastronomia e transporte. “A Feiraço projeta Ipatinga como um centro de inovação e oportunidades. Nossa infraestrutura sólida e o ambiente de negócios vibrante atraem investidores e fortalecem a economia”, declara. A gestão municipal tem investido em eventos que geram retorno econômico e visibilidade, consolidando a cidade como referência no Vale do Aço.

 A Feiraço 2025 conta com a promoção do Diário do Aço e da Rádio Itatiaia, além do apoio da Semana de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais (SDE), Adesiap Minas, Companhia de Desenvolvimento de Minas Gerais (Codemge) e governo do estado. Essas parcerias amplificam a relevância do evento, que se tornou um marco no calendário regional.

19 de maio de 2025

Mostra Biojóias movimentou o Bairro Bom Jardim

 Centro Comunitário do bairro Bom Jardim foi palco de um grande encontro com o melhor da arte, cultura, gastronomia e artesanato no último dia 10 de maio, de 10 às 18 horas. Trata-se da “Mostra Biojóias”, divulgando o talento do artesanato local, os sabores da nossa gastronomia, e a força da nossa cultura popular!

Durante o evento aconteceram shows musicais ao vivo e performances artísticas que emocionaram e animaram grande o público que prestigiou o evento.
Para as crianças foi reservado um espaço especial com o divertido Palhaço Brigadeiro, cheio de brincadeiras e sorrisos.

A Rádio Liberdade esteve presente participando ativamente da programação com presença de seus diretores e colaboradores, mostrando a importância da Associação Comunitária Integração junto à comunidade.

17 de maio de 2025

ArcelorMittal cogita cancelar investimentos de R$ 3 bilhões


Minas Gerais tem recebido investimentos bilionários da ArcelorMittal, como a ampliação da unidade de Sabará no início deste ano e a expansão da Mina de Serra Azul, ambos parte de um plano de cerca de R$ 4 bilhões em aportes no Estado até 2025. O futuro de outras iniciativas da multinacional, contudo, está ameaçado, e Minas pode perder cerca de R$ 3 bilhões em investimentos nos próximos anos.

Os investimentos de R$ 25 bilhões nacionalmente entre 2022 e 2025 está mantida pela empresa. Já uma nova rodada de investimentos, previstos em R$ 10 bilhões até 2030, pode ser repensada, segundo o CEO da ArcelorMittal Aços Longos Latam e Mineração Brasil, Everton Guimarães Negresiolo. “A situação atual coloca em risco seriamente a continuidade dos investimentos no futuro”, sublinha ele.
A estratégia depende, afirma Negresiolo, das decisões que o governo federal tomará nas próximas duas semanas. No centro do problema está o crescimento da importação de aço ao Brasil, principal queixa da siderurgia nacional há pelo menos quatro anos.

O Instituto Aço Brasil, que representa o setor, projeta um aumento de 75% da entrada de aço importado no país em 2025, em comparação à média de 2020 a 2022. O crescimento tem sido contínuo e, em menor grau, também ocorreu em 2023 e 2024.
As empresas brasileiras afirmam que a concorrência é desleal e predatória. Elas apontam que esse aço — especialmente o chinês — chega ao país até abaixo do valor de produção devido a subsídios governamentais das nações fabricantes. Com isso, caem as vendas do aço nacional.

Em 2024, após meses de apelo das empresas, o governo federal anunciou cotas de importação de 11 produtos de aço. Quando o volume importado excede 30% da média de 2020 a 2022, as importadoras pagam uma taxa de 25%. A medida vence no dia 31 de maio deste ano.

Agora, o setor cobra a renovação e fortalecimento da tarifa, sob risco de rever investimentos. “O mínimo que o setor espera é uma renovação desse mecanismo, com a inserção de mais produtos no portfólio e talvez a eliminação dessa tolerância de 30%”, explica o CEO Everton Guimarães Negresiolo.
A reportagem questionou o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC) sobre as discussões para renovação da medida e aguarda retorno.
Efeito Trump pode agravar crise, diz CEO

Mesmo com as tarifas do presidente dos EUA, Donald Trump, Negresiolo afirma que os norte-americanos não são autossuficientes na produção do aço a ponto de abandonar o produto brasileiro. Por outro lado, as medidas de Trump podem agravar a crise da importação no Brasil, afirma o executivo.

Ao dificultar a entrada de produtos importados em solo norte-americano, as tarifas podem voltar o foco dos fabricantes ao Brasil e aumentar ainda mais a chegada de aço do exterior no país, explica Negresiolo. “Isso gera um desbalanço no mercado global e desvio do comércio. Na prática, o serem impactados pelas tarifas, os países que exportam aos EUA historicamente, especialmente da Ásia, estão buscando outros mercados para substituir os volumes que os EUA importavam”, conclui .

Loucos por Você leva arte, afeto e denúncia à Caminhada da Luta Antimanicomial em BH

 
Com alegorias artesanais, teatro de rua em pernas de pau e presença política vibrante, grupo de Ipatinga reafirma: liberdade é terapêutica

IPATINGA – A Associação Loucos por Você marcou presença na Caminhada da Luta Antimanicomial em Belo Horizonte, realizada nesta quinta-feira (16), com uma participação repleta de simbolismo, afeto e criatividade popular. O tradicional cortejo percorreu as ruas do centro da capital mineira reunindo coletivos de todo o estado em defesa da saúde mental pública, da reforma psiquiátrica e do cuidado em liberdade.

De Ipatinga, a Loucos por Você levou estandartes bordados, chapéus de palha com passarinhos de tecido, alegorias feitas por artesãs da própria associação e a força do teatro popular. “A arte-educadora e atriz Claudiane Dias apresentou uma performance sobre pernas de pau, encarnando com leveza e firmeza o espírito da luta antimanicomial. Com asas translúcidas e figurino criado coletivamente, sua presença encantou o público e deu visibilidade à mensagem do grupo”, observa Cirlene Ornelas, presidente da Associação Loucos por Você.

Ela destaca ainda que a atuação da atriz imprime mais brilho ao evento: “Cada peça usada em cena tem história, tem mão, tem vivência. A gente não desfila por beleza: a gente desfila por memória, por direito e por liberdade”, sublinha.

Para Claudiane Dias, participar da caminhada foi mais do que uma performance: foi um ato de resistência coletiva. “Dia 18 de maio, dia de luta antimanicomial sendo lembrada. Foi a vez de Ipatinga, com a Loucos por Você, encontrar na capital uma diversidade de movimentos, cidades, usuários, técnicas e técnicos — todos juntos para gritar: manicômio nunca mais, sem anistia. As situações foram expostas com energia, figurino, adereços, alegria, carnaval. Ainda que tentem nos calar, foi um sopro para dizer: você não está só. Em cada território há loucura e há possibilidades de tratamento em liberdade. Enquanto ouvimos em nosso município propostas de internação compulsória, ouvimos também, mais alto, os gritos ecoando por liberdade. E é isso que nos fortalece: voltar alimentados por esse encontro e manter o 18 de maio vivo em todos os dias do ano.”

A psicóloga Elmina Ferreira, que acompanhou o grupo, destacou a importância da ocupação simbólica e política das ruas: “Marchar com eles é ver a luta se transformar em gesto, em canto, em presença política real. A rua é onde o cuidado se amplia e vira reconhecimento social. É onde a gente escuta sem precisar dizer muito.”

Para o integrante Alex Silveira, a experiência foi transformadora: “Foi uma experiência ímpar para mim. Deu pra perceber que podemos divulgar, alcançar mais lugares, mais regiões. Mesmo desafiados pelas nossas lutas diárias, estamos curtindo a vida porque, quando cuidamos da nossa saúde mental, muda tudo para melhor. Por isso, precisamos fortalecer os movimentos que representam as pessoas em sofrimento mental, seus familiares. Unidos, somos muito fortes.”

A caminhada integra o calendário nacional do movimento antimanicomial e contou com apoio do Fórum Mineiro de Saúde Mental, da Renila (Rede Nacional Internúcleos da Luta Antimanicomial), do CRP-MG e da Renfa (Rede Nacional de Feministas Antiproibicionistas). A participação da Loucos por Você faz parte do projeto “Trem de Doido”, que une arte, cidadania e resistência em defesa dos direitos das pessoas em sofrimento psíquico. O projeto é apoiado pela Prefeitura de Ipatinga, por meio de emenda impositiva.

Fotos: Laura Zimmermann

16 de maio de 2025

Acidente entre carro e caminhão deixa uma pessoa morta na BR-259, em Itueta. Leste de MG


Um jovem, de 29 anos, morreu em um grave acidente na madrugada desta sexta-feira (16), na BR-259, próximo ao km 25, entre os municípios de Itueta e Aimorés, no Vale do Rio Doce. A vítima foi identificada como Matheus Henrique de Paula Oliveira. Ele estava em um carro que colidiu de frente com um caminhão que seguia no sentido contrário.

De acordo com a Polícia Militar Rodoviária, o motorista do caminhão relatou que seguia em direção a Aimorés quando percebeu que o carro vinha na contramão. Ele tentou alertar o condutor com sinais de farol, mas não houve reação e os veículos colidiram.

Após o impacto, o caminhão perdeu o controle e saiu da pista, parando dentro de uma propriedade particular.

O Corpo de Bombeiros foi acionado, isolou a área e constatou o óbito da vítima ainda no local. Matheus ficou preso às ferragens. A perícia da Polícia Civil também compareceu e liberou o corpo, que foi encaminhado ao Instituto Médico Legal (IML).

13 de maio de 2025

Prefeitura reforça limpeza urbana em diversos bairros de Ipatinga


Mais de 5.900 toneladas de resíduos foram recolhidas em abril em ações que contemplaram nove bairros da cidade

 A Prefeitura de Ipatinga, por meio da Secretaria de Serviços Urbanos e Meio Ambiente (Sesuma), intensificou as ações de limpeza urbana nas últimas semanas com foco especial nas áreas que receberam eventos em comemoração ao aniversário da cidade. Os serviços são coordenados pelo Departamento de Serviços Urbanos (Desurb) e têm como objetivo garantir mais segurança, saúde pública e bem-estar à população.

 Nos últimos 30 dias, os bairros Pedra Branca, Barra Alegre e Novo Cruzeiro se destacaram no cronograma de limpeza, recebendo prioridade para a retirada de entulhos e serviços de capina. Também foram executadas ações no Centro, Imbaúbas, Jardim Panorama, Parque Ipanema, Taúbas e Vila Militar. Entre os serviços realizados estão capina, raspagem de meio-fio, pintura e remoção de inertes.

 Além dos bairros, todo o entorno do Parque Ipanema também recebeu atenção especial, com pintura de avenidas e limpeza completa no complexo do cartão-postal, visando proporcionar um ambiente mais agradável para os frequentadores e reforçar a preservação dos espaços públicos.  

 Quase 6 mil toneladas de resíduos retiradas das ruas

 Somente no mês de abril, as equipes recolheram aproximadamente 5.900 toneladas de resíduos, incluindo restos de capina, terra e entulho. A limpeza foi fundamental não apenas para manter a cidade organizada, mas também para eliminar focos de doenças e melhorar a drenagem das vias, especialmente após as fortes chuvas que atingiram a região em janeiro.

 De acordo com o secretário de Serviços Urbanos e Meio Ambiente, Reginaldo Soares, o trabalho tem sido planejado para atender com eficiência todas as regiões da cidade. “Nosso compromisso é manter Ipatinga limpa e bem cuidada. A limpeza urbana vai além da estética, ela contribui diretamente para a saúde da população, prevenção de alagamentos e valorização dos espaços públicos. Seguimos atuando com equipes dedicadas e um cronograma contínuo de ações”, destacou o secretário.

 A administração municipal reforça que os serviços de limpeza seguem um cronograma contínuo e contam com o apoio da população, que pode contribuir evitando o descarte irregular de lixo e denunciando pontos de acúmulo. Com trabalho conjunto, Ipatinga segue avançando na construção de uma cidade mais limpa, segura e acolhedora para todos.

12 de maio de 2025

Obra na rua Hematita entra na fase final e reforça segurança para moradores

 
Intervenção amplia mobilidade, elimina riscos de deslizamento e leva mais qualidade de vida à região

 Mais uma importante obra de contenção e infraestrutura segue avançando em Ipatinga. A intervenção na rua Hematita está em fase final e representa um avanço significativo para a segurança e mobilidade dos moradores da região.

 No local, foram executados 40 metros de cortina atirantada, uma moderna estrutura de contenção que garante maior estabilidade ao terreno. O sistema é apoiado por um muro modular em blocos de concreto, reforçando a base e prevenindo deslizamentos. Como parte do projeto, também foram realizados serviços essenciais, como aterro compactado, retaludamento das encostas, instalação de escada hidráulica para facilitar o acesso e canaletas de drenagem — ações fundamentais para o escoamento das águas pluviais e a prevenção de erosões.

 Pensando na segurança e acessibilidade de quem circula pela via, a Prefeitura executou ainda a construção de calçada em concreto, a instalação de guarda-corpo e a aplicação de camada de concreto na base da cortina atirantada, reforçando a durabilidade da estrutura.

 Paisagismo e retoques finais completam a requalificação da área

 

O paisagismo também foi contemplado, com o plantio de grama resistente, própria para encostas, nas laterais, e a colocação de grama ao longo da encosta, contribuindo tanto para a estética quanto para a proteção do solo. Falta apenas a finalização do plantio em um dos taludes para que a obra seja totalmente concluída.

 De acordo com a secretária de Obras Públicas, Jéssica Mara dos Reis Neiva, a intervenção atende a uma demanda antiga dos moradores. “Essa é uma obra essencial para garantir a segurança da população e preservar a infraestrutura da região. Executamos um projeto completo, com soluções modernas e sustentáveis. Em breve, entregaremos o local totalmente revitalizado e seguro para todos os que circulam por ali”, ressaltou.

 A obra na rua Hematita é mais uma entrega que reafirma o compromisso da atual gestão com o bem-estar da população e a valorização dos espaços urbanos.

11 de maio de 2025

Primeira edição do Sinergia vai fortalecer a colaboração entre entidades e empresas do Vale do Aço

 
De 25 a 30 de maio, Ipatinga sediará a 1ª Semana do Associativismo — evento gratuito que debaterá desafios e fomentará soluções para o desenvolvimento regional sustentável

Durante quatro dias, Ipatinga será palco de uma extensa programação voltada à inovação, ao empreendedorismo e à cooperação entre entidades de classe, empresas, profissionais de diversos setores produtivos, produtores rurais e estudantes do Vale do Aço. Entre os dias 25 e 30 de maio, será realizada a 1ª edição do Sinergia – Semana do Associativismo, com palestras, painéis, oficinas, workshops e seminários.

Todas as atividades são gratuitas e têm como objetivo incentivar a troca de experiências para impulsionar o desenvolvimento sustentável da região. Realizado pela Fiemg Regional Vale do Aço, Sesi, Senai e IEL, em parceria com os sistemas Faemg Senar, Fecomércio MG, Sesc, Senac, Sincomércio, Sebrae e Sest Senat, o evento busca consolidar um movimento coletivo por um Vale do Aço mais forte, conectado e inovador — integrando micro e pequenas empresas, setores da agricultura, comércio, indústria e transporte.

A programação completa e as inscrições estão disponíveis no site do Sympla. As atividades acontecerão na sede da Fiemg Regional Vale do Aço, localizada na Avenida Pedro Linhares Gomes, 5431 – Horto, Ipatinga.

Últimas