Um homem de 33 anos, empresário e morador de Coronel Fabriciano, foi detido nessa terça-feira (30), após ser flagrado ateando fogo em vegetação seca em um lote em frente ao loteamento Belvedere. O incêndio consumiu aproximadamente 2.300 metros quadrados de mato alto e seco.
Segundo apurou a reportagem uma pessoa percebeu o ato e acionou a Polícia Militar depois de confirmar nas imagens das câmeras de segurança que o incêndio foi provocado por um indivíduo que saiu de um veículo e ateou fogo. A equipe policial acompanhou o solicitante até a residência do suspeito e realizou a abordagem.
Foi identificado o veículo relacionado ao crime, uma Toyota Hilux SW4 preta, e constatado que o condutor não possuía Carteira Nacional de Habilitação (CNH). Vestes e o veículo foram comparados com imagens que teriam registrado o ato. Em depoimento, o homem relatou que ateou fogo com a justificativa de pretender posteriormente realizar serviço de terraplanagem no lote e afirmou não ter intenção de causar danos.
Equipe de meio ambiente compareceu ao local para auxiliar nos trabalhos e avaliar a extensão da queimada; a estimativa oficial apontou cerca de 2.300 m² de vegetação atingida. Nas proximidades do lote existem diversas residências e prédios, o que aumentou o risco à população local. Em razão da fumaça, uma adolescente de 13 anos com histórico de bronquite foi retirada às pressas do entorno.
Uma testemunha relatou que o problema de queimadas no lote é recorrente e disse possuir imagens que registraram o ato. (com informações do canal VOX)