10 de agosto de 2025

Parque Esportivo Pedro Ferreira Maciel reinaugurado com nova estrutura e mais lazer para o Bethânia


Conhecido carinhosamente pelos moradores como Parque ou Praça do Itamarati, o espaço ganhou vida nova. Depois de uma transformação completa, ele está mais acessível, moderno e seguro, pronto para receber as famílias.

 Nesta sexta-feira (8), a Prefeitura de Ipatinga entregou oficialmente o novo Parque Esportivo Pedro Ferreira Maciel, no bairro Bethânia. A cerimônia reuniu o prefeito Gustavo Nunes, o vice-prefeito Pedrão Freitas, o secretariado do Executivo municipal, vereadores, lideranças comunitárias, comerciantes locais, autoridades e, o mais importante, o comparecimento expressivo da população que foi até o complexo prestigiar a entrega tão desejada pelos moradores. Entre os presentes, estava também Ederson Barbosa Maciel (Edinho), filho de Pedro Ferreira Maciel, que dá nome ao parque esportivo.

 Há anos, o local é ponto de encontro para bate-papo, caminhadas, partidas de futebol e brincadeiras de criança. Agora, depois da revitalização, ele oferece muito mais motivos para a comunidade se reunir.

 A nova fase do parque traz uma quadra de beach tennis com areia de praia, uma pista de caminhada novinha em asfalto, uma área pet equipada com gradil e brinquedos para os bichinhos, um playground inclusivo com brinquedos acessíveis e espaço especial para bebês, além de novos aparelhos na academia de saúde. Tudo pensado para garantir conforto, segurança e mais oportunidades de lazer ao ar livre.

 Durante a entrega, o prefeito Gustavo Nunes salientou e detalhou aos presentes todo o cuidado minucioso da administração municipal para entregar um espaço diferenciado à comunidade.

 “A Praça do Itamarati é um espaço de recreação muito grande e antigo, e que há muitos anos a comunidade já pedia uma intervenção da prefeitura em relação a melhorias. Estamos conseguindo entregar para a comunidade uma praça que foi completamente reformada. É uma praça que traz novidades para a cidade de Ipatinga. E eu me arrisco a dizer que, no Vale do Aço, não existe nenhuma praça pública tão bonita e bem estruturada como esta daqui. Nós pensamos em todos os mínimos detalhes: desde o piso emborrachado do parquinho das crianças, ao espaço pet, passando pela reforma da arquibancada do campo de futebol até a iluminação. Venha, porque a praça ficou extraordinária, completa em todos os sentidos. Venha com sua família.”

 A secretária de Obras, Jéssica Reis, reforça que o projeto foi planejado para abraçar todos os públicos. “Queríamos um lugar que acolhesse desde as crianças pequenas até os idosos, passando também por quem quer praticar esportes, passear com o pet ou simplesmente relaxar. É uma entrega feita com carinho e cuidado, para durar e gerar orgulho aos moradores.”

 O governo espera que a entrega do Parque Esportivo Pedro Ferreira Maciel promova ganhos para toda a comunidade, proporcionando lazer de qualidade, vida mais ativa com a prática de atividade física, além do desenvolvimento econômico. “Movimenta a cidade, a praça é das famílias e das pessoas, e isso vai movimentar inclusive o comércio local no entorno do complexo Itamarati”, destacou o chefe do Executivo.

 Foram investidos R$ 1,4 milhão na obra, que contou com o trabalho dedicado de mais de 120 profissionais para transformar o espaço e devolvê-lo à população. 

7 de agosto de 2025

Trânsito liberado na alça de acesso da avenida Maanaim no Iguaçu


Obra de reconstrução garante mais segurança e durabilidade à estrutura

A Prefeitura de Ipatinga liberou, nesta quinta-feira (7), o tráfego na alça de acesso da avenida Maanaim. O trecho havia sido interditado em janeiro, após ser comprometido pelas fortes chuvas que atingiram a cidade, e passou por uma intervenção completa de reconstrução.

A estrutura antiga cedeu devido à força das águas e foi substituída por um muro de contenção com mais de 400 blocos de concreto armado, conferindo maior segurança e durabilidade à obra. Também foram realizadas melhorias nas fundações, reconstrução da cabeceira da ponte, contenção ao longo do ribeirão e recomposição da base da via, que recebeu nova pavimentação asfáltica na etapa final dos trabalhos.

De acordo com a Secretaria de Obras Públicas, a alça é uma importante via que liga regiões centrais da cidade a BR-381, sendo utilizada diariamente por motoristas que trafegam entre bairros como Cidade Nobre e adjacências.

A secretária de Obras Públicas, Jéssica dos Reis, explicou que a intervenção seguiu critérios técnicos rigorosos.
“Optamos por substituir o gabião por uma estrutura em concreto armado, que oferece mais resistência e vida útil à contenção. Toda a execução foi feita dentro do cronograma previsto”, destacou.

O prefeito Gustavo Nunes também comentou sobre a conclusão da obra.
“Sabemos da importância dessa via para a mobilidade urbana da cidade. Desde o início, tratamos o problema como prioridade e, agora, entregamos uma estrutura mais segura e definitiva para a população. Esse é mais um exemplo de que estamos trabalhando com planejamento e responsabilidade”, afirmou.

Com a liberação da alça, o trânsito na região volta à normalidade, garantindo mais segurança e fluidez à mobilidade urbana.

 

Prefeito Gustavo Nunes sanciona lei que institui a internação involuntária em Ipatinga


Projeto de lei de autoria do vereador Matheus Braga (DC) estabelece a internação involuntária como política pública de tratamento de dependentes químicos em situação de rua no município

 Ipatinga deu um passo importante nesta quarta-feira, 6 de agosto, com a sanção da Lei 5.176. A ratificação da norma foi assinada pelo prefeito Gustavo Nunes (PL), exatamente às 15h09, durante solenidade realizada na sala de reuniões do gabinete. A cerimônia, aguardada com expectativa por parte da sociedade, contou com a presença do vereador autor do projeto, Matheus Braga (DC), do líder de governo na Câmara, Nivaldo Antônio, outros vereadores do Legislativo, do secretário de Saúde, Walisson Medeiros, e de outros secretários.

 O documento define que a internação involuntária é aquela realizada sem o consentimento do dependente, a pedido de familiar ou responsável legal ou, na falta destes, de servidor público da área de saúde, assistência social ou órgãos do Sistema Nacional de Políticas sobre Drogas (Sisnad).

 A administração municipal esclareceu que a internação involuntária será adotada apenas como último recurso, quando todas as outras formas de cuidado, acolhimento e tratamento já tiverem sido esgotadas. Ainda pontuou que a sanção da lei representa apenas o primeiro passo: ela autoriza o município a implementar essa política, mas ainda há um caminho a ser construído. Será preciso estruturar a rede, capacitar equipes, definir fluxos e fortalecer as abordagens existentes antes que qualquer internação aconteça.

 Segundo o projeto de lei, a internação involuntária será realizada de acordo com as seguintes diretrizes: após formalização da decisão por médico responsável; indicada depois de avaliação sobre o tipo de droga utilizada, o padrão de uso e na hipótese comprovada de impossibilidade de utilização de outras alternativas terapêuticas previstas na rede de atenção à saúde; perdurará apenas pelo tempo necessário à desintoxicação, no prazo máximo de 90 dias, tendo seu término determinado pelo médico responsável; a família ou o representante legal poderá, a qualquer tempo, requerer ao médico a interrupção do tratamento.

 A internação só será indicada quando os recursos extra-hospitalares se mostrarem insuficientes. Todas as internações e altas deverão ser informadas, no prazo máximo de 72 horas, ao Ministério Público, à Defensoria Pública e a outros órgãos de fiscalização. É garantido o sigilo das informações relacionadas ao paciente, sendo vedado o acesso por pessoas não autorizadas. É vedada a realização da internação involuntária em comunidades terapêuticas acolhedoras. O planejamento e a execução do projeto terapêutico individual deverão observar, no que couber, o previsto na Lei nº 10.216/01. A Secretaria de Saúde e a Secretaria de Assistência Social deverão avaliar caso a caso a necessidade de internação involuntária.

 Elaboração do projeto

O vereador Matheus Braga (Democracia Cristã – DC), autor do projeto de lei, explica que o texto contou com contribuições valiosas para que pudesse ser construído na forma final apresentada. “Desde o início do ano, temos discutido de forma muito séria e responsável a situação dos dependentes químicos em situação de rua da nossa cidade. Procurei o prefeito Gustavo Nunes, que abriu as portas. No início da tramitação do projeto, criticaram e a gente retirou o projeto de tramitação para construir um diálogo. Procurei o Executivo, foi criado um comitê intersetorial para discutir de forma séria e responsável como seriam aplicadas e construídas as internações involuntárias. Depois de vários diálogos, atendendo a pedidos da Secretaria de Saúde, criamos uma lei que, de fato, pode ajudar muito essas pessoas que estão em situação de rua”, salientou o vereador.

 Em sua fala, o prefeito de Ipatinga, Gustavo Nunes, declarou que o projeto foi construído com muito zelo e cuidado, com base em parâmetros legais e legislações federais. Esclareceu que a sanção não significa que, a partir de amanhã, já estarão sendo realizadas internações. “Não significa que a partir de amanhã nós já vamos estar com a equipe na rua fazendo as internações involuntárias. Não é isso, não é dessa forma que vai funcionar. Hoje, demos um pontapé inicial que está autorizando o município de Ipatinga a criar um procedimento e um fluxo para uma política pública de internações involuntárias dessas pessoas, com respaldo legal, dentro de uma questão técnica e legislativa. Já montamos uma comissão técnica e vamos discutir isso por algum tempo para que possamos, de fato, implementar esse novo programa de saúde aqui na cidade.”

 Visitas técnicas

A administração municipal prevê a realização de visitas técnicas em cidades onde essa política já é uma realidade, com o objetivo de conhecer de perto o funcionamento e dialogar tecnicamente com os gestores sobre as experiências já implantadas.“Vamos discutir, entender como é feito esse fluxo na prática para que a gente possa trazer para a realidade do município de Ipatinga. Repito: dentro de todos os parâmetros legais. Para que possamos, enfim, anunciar um programa real, um programa eficiente e que vá de fato funcionar na prática para salvar vidas. Salvar qual tipo de vida? Daquelas pessoas que estão doentes e que hoje estão perdendo as suas vidas por conta do vício, seja no álcool ou na droga”, declarou Nunes.

 Resgate à vida

O prefeito lembra que este projeto irá impactar vidas. “Aquela pessoa em situação de rua está perdendo sua vida pelo vício. Nós, enquanto poder público, devemos propor a recuperação e o resgate da vida dessas pessoas com cautela, zelo, tratamento digno, ético e, principalmente, todo o respaldo legal da legislação. Estamos dando um pontapé muito importante para que possamos, de fato, num futuro muito próximo, se Deus quiser, anunciar a primeira política pública de internação involuntária para pessoas em situação de rua que tenham problema com drogas e álcool.”

 Local

Ainda não há um local definido para a realização das internações. O comitê está avaliando onde elas poderão ocorrer. Dentro do município de Ipatinga não há estrutura própria, mas cidades ao redor têm. Já houve conversa com parceiros do município que possuem entidades e instituições e, tendo conhecimento da intenção de iniciar esse projeto, já se colocaram à disposição para contribuir. É algo que está em fase inicial e será construído. A proposta também prevê fiscalização criteriosa dos locais de acolhimento.


6 de agosto de 2025

Cidades deverão ter pistas exclusivas pata motos

 
Obrigatoriedade da sinalização para motos nas outras cidades pode ser regulamentada a partir de abril do ano que vem

 Após três anos da implantação da primeira Faixa Azul na cidade de São Paulo, hoje responsável pela redução de 47,2% no número de mortes envolvendo motociclistas, o Ministério dos Transportes estuda implantar a iniciativa em todo o país. Após analisada a eficiência da Faixa Azul, a regulamentação que a torna obrigatória poderá ser implementada em abril do ano que vem, de acordo com técnicos do Ministério dos Transportes.

 A Secretaria Nacional de Trânsito analisa criteriosamente os relatórios enviados a cada três meses pela Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) com todos os aspectos da Faixa Azul — como o impacto no fluxo de veículos, a velocidade média da via e a ocorrência de acidentes, com ou sem vítimas. Os dados são compilados pela equipe técnica para que todos os detalhes envolvendo a estrutura sejam analisados e são eles que vão embasar a avaliação da viabilidade da medida e podem subsidiar uma eventual regulamentação nacional.

 Algumas cidades já se inspiraram no modelo da capital, como Recife (PE), Salvador (BA), Santo André (SP) e São Bernardo do Campo (SP). Esses municípios já receberam autorização para adotar a sinalização em caráter experimental. O Distrito Federal e Belo Horizonte (MG) também avaliam a adoção da medida, motivados pelos resultados obtidos em São Paulo.

 Desde 2022, quando a primeira faixa foi inaugurada na Avenida 23 de Maio, a cidade passou a expandir a iniciativa. Hoje, a capital conta com 232,7 km de faixa azul distribuídos em 46 vias, beneficiando cerca de 500 mil motociclistas.

 De acordo com dados da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET), a Faixa Azul reduziu o número de óbitos de 36 em 2023, para 19 em 2024 (queda de 47,2%) nos trechos de vias em que a sinalização foi implantada. Dados do Infosiga mostram que a capital reduziu o número de mortes de motociclistas. No primeiro semestre de 2025, enquanto o Estado de São Paulo registrou alta de 5,6%, a capital teve queda de 7,6% em relação ao mesmo período do ano passado.

 Na Avenida 23 de Maio, por exemplo — uma das vias com maior fluxo de motos na cidade —, a redução foi de 53% nas mortes de motociclistas após a implementação da Faixa Azul. Em outras vias, como a Avenida dos Bandeirantes e a Avenida Salim Farah Maluf, também foram registradas quedas consistentes nos índices de acidentes fatais, comprovando a eficácia do modelo.

 Com mais de 1,4 milhão de motos circulando diariamente pelas ruas da capital, a Faixa Azul representa um passo estratégico na proteção da vida e na convivência mais segura entre diferentes modais.

Instituto Usiminas promove atividades gratuitas para comunidade e escolas em agosto

 
Visitas Teatralizadas e Contação de Histórias são destaques na programação

 O Centro Cultural Usiminas será palco de programações gratuitas para a comunidade em agosto. Visitas guiadas que mostram os bastidores do teatro e atividades lúdicas que mergulham famílias e escolas no universo da literatura, são atrações com agendamentos abertos neste mês.

Nos dias 12 e 13, acontece a próxima edição do Visitas Teatralizadas. Oportunidade de explorar a estrutura do Teatro do Centro Cultural Usiminas, com a condução dos atores Diego Martins e Luzia Di Resende, que encenam esse momento vestidos de piratas, contando curiosidades por meio de alusões, transformando o palco do teatro em um navio.

Já no dia 21 será a vez da Contação de Histórias com o tema “Mentiras que contam verdades”, apresentado pela escritora Rosana Mont’alverne. Na atividade, ela traz um repertório de contos das tradições orais e literárias do Brasil, Portugal, além dos países africanos e latino-americanos. Trava-línguas, cantigas e ditados populares da língua portuguesa serão assuntos tratados com muita criatividade, encantando pessoas de todas as idades.

As inscrições estão abertas por meio do site:  sympla.com.br/educativoinstitutousiminas. As vagas são limitadas. Escolas e instituições sociais podem realizar o agendamento por meio do WhatsApp da Ação Educativa: (31) 98437-3330. As programações são realizadas pelo Instituto Usiminas, com patrocínio da Usiminas, via Lei Rouanet de Incentivo a Projetos Culturais. 

Fotografia e reflexões sociais em cartaz

A exposição “Retratistas do Morro - João Mendes: Tempo, Memória e Existência”, segue em cartaz na Galeria do Centro Cultural Usiminas até o fim de agosto, sendo mais uma alternativa de lazer, arte e reflexão disponível para a comunidade, com visitação gratuita, de terça a sábado, das 12h às 20h. Na mostra, o público pode conferir parte do acervo do fotógrafo, que dedicou décadas de sua carreira registrando momentos importantes das vidas de pessoas que moraram no Aglomerado da Serra, subúrbio de Belo Horizonte.

Serviço

Visitas Teatralizadas

12/8 - 19h (para comunidade)

13/8 - 8h, 9h, 14h, 14h40 e 15h20 (para escolas e instituições)

Local: Centro Cultural Usiminas

Inscrições: sympla.com.br/educativoinstitutousiminas (comunidade) ou (31) 98437-3330 (escolas e instituições)

 

Contação de Histórias - Mentiras que contam verdades

21/8 - 9h e 14h (escolas e instituições); 19h (comunidade)

Local: Centro Cultural Usiminas

Inscrições: sympla.com.br/educativoinstitutousiminas (comunidade) ou (31) 98437-3330 (escolas e instituições)

 

4 de agosto de 2025

INCRÍVEL: Peixe cai do céu e causa incêndio no Canadá

 
Moradores de Ashcroft, uma vila de 1.600 pessoas no Canadá, ficaram momentaneamente sem luz após um peixe cair na fiação elétrica da região. O peixe foi solto por uma águia-pesqueira, uma ave de rapina. Ao cair, ele tocou simultaneamente em dois fios, causando instabilidade na rede elétrica e espalhando fagulhas sobre a grama seca. O caso aconteceu na última quarta-feira.

As fagulhas iniciaram um incêndio na área. O fogo destruiu uma área de 5.400 m², mas foi rapidamente controlado com 18.000 litros de água.

Bombeiros acreditam que a águia tenha pescado o peixe a três quilômetros do ponto da queda. "A suspeita é de que, pelo tamanho do peixe e pelo calor do dia, a ave cansada deixou a presa cair", afirmou o serviço de bombeiros local em publicação nas redes sociais.

Ninguém foi ferido pelo fogo. A ave que teria derrubado o peixe foi encontrada bem e caçando na região na sexta-feira. 
(fonte: O Tempo)

2 de agosto de 2025

Rede de esgoto contamina nascente em Revés do Belém e obra milionária segue inacabada

 
ETE inaugurada sem funcionar é alvo de críticas na Câmara de Bom Jesus do Galho; esgoto corre a céu aberto em área de nascente

BOM JESUS DO GALHO  — Uma denúncia ambiental grave mobilizou os vereadores de Bom Jesus do Galho nesta semana: o esgoto doméstico de Revés do Belém está sendo lançado diretamente em uma nascente de água, segundo moradores e parlamentares. O caso envolve a Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) do distrito, inaugurada em 2024, mas até hoje sem funcionar.

A obra, uma das mais caras do município, foi viabilizada com recursos de compensação pelo desastre de Mariana e recebeu mais de R$ 6 milhões. Contudo, conforme dados oficiais apresentados por vereadores, apenas R$ 1,3 milhão foi efetivamente utilizado. O restante dos recursos, até agora, não teve aplicação comprovada.

“A estação foi entregue com pompa, mas não trata nada. O esgoto continua sendo despejado em área de nascente. Isso é crime ambiental e vamos acionar os órgãos responsáveis”, declarou o advogado Flávio Alves durante a sessão da Câmara.

Vídeos e fotos enviados por moradores reforçam a denúncia: há registros do esgoto escorrendo a céu aberto em meio à vegetação, sem qualquer tipo de contenção ou canalização adequada. João Paulo reforçou que a obra foi acelerada no ano passado com fins eleitorais. “Fizeram marketing político com uma estação que nem funciona. A população está sendo enganada.”

A denúncia deve ser encaminhada ao Ministério Público e a órgãos ambientais estaduais. Vereadores também discutem a possibilidade de investir em ações de investigação sobre a execução e o destino dos recursos da obra. O foco, segundo o grupo, é responsabilizar gestores e pedir transparência sobre o uso dos recursos.

fale conosco: leoncio@acontecendoonline.com

Projeto Ipatinga Cidade Olímpica abre matrículas nesta terça-feira para aulas gratuitas de ginástica artística e judô

 


Iniciativa é viabilizada com recursos da Lei Municipal de Incentivo ao Esporte e realizada pela Usipa, em parceria com o Instituto Ecomovimento

 O projeto Ipatinga Cidade Olímpica está com matrículas abertas a partir desta terça-feira, 5 de agosto, para 60 vagas gratuitas destinadas a crianças de 7 a 9 anos e de 11 a 13 anos, nas modalidades de ginástica artística e judô. A iniciativa é realizada pela Associação Esportiva e Recreativa Usipa, em parceria com o Instituto Ecomovimento, com recursos da Lei Municipal de Incentivo ao Esporte, e conta com o apoio da Prefeitura de Ipatinga, por meio da Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer (Semcel).

 As aulas ocorrerão no Recanto Ideal Clube, localizado na rua Ari Barroso, 343, no bairro Ideal, com início previsto para o mesmo dia da matrícula, 5 de agosto. As inscrições serão feitas no próprio Recanto Ideal Clube, das 9h às 16h. Para efetuar a matrícula, é necessário apresentar cópia do documento pessoal do responsável, do aluno e do comprovante de endereço. As vagas são limitadas.

 O projeto disponibiliza 30 vagas para ginástica artística, com turmas nas segundas e quartas-feiras, das 18h às 19h para crianças de 7 a 9 anos, e das 19h às 20h para crianças de 11 a 13 anos. Para o judô, são 30 vagas, com aulas às terças e quintas-feiras, das 18h30 às 19h30 para crianças de 7 a 9 anos, e das 19h30 às 20h30 para crianças de 11 a 13 anos.

 O secretário de Cultura, Esporte e Lazer, Carlão Oliveira, destaca a importância da Lei Municipal de Incentivo ao Esporte para o fortalecimento do esporte em Ipatinga e convida as empresas locais a participarem dessa transformação social. “Aproveito a oportunidade para dizer aos empresários de Ipatinga que recolhem ISSQN que 50% do imposto devido pode ser deduzido ao incentivar projetos sociais como este, que promovem a inclusão e o desenvolvimento de crianças e jovens em nossa cidade.”

 Para o gerente de esportes da Usipa, Josias Alves, o projeto vai além da prática esportiva. “Queremos oferecer às crianças não só o aprendizado técnico de ginástica artística e judô, mas também trabalhar valores como disciplina, respeito e convivência. A iniciativa é uma forma de ampliar o acesso ao esporte e fomentar talentos locais.”

 Para mais informações, a população pode ligar para o telefone (31) 3801-4399.

1 de agosto de 2025

REFIS 2025: Prefeitura de Ipatinga lança programa com descontos de até 99% em juros e multas

 
A Prefeitura de Ipatinga lançou um novo Programa de Recuperação Fiscal (Refis), com condições especiais para regularização de débitos tributários e não tributários já inscritos em dívida ativa. A última edição do programa com descontos sobre multas moratórias havia ocorrido em 2017. Entre 2018 e 2023, os descontos passaram a incidir apenas sobre os juros aplicados após a inscrição na dívida ativa. Já em 2024, por se tratar de ano eleitoral, a medida não pôde ser implantada.

A nova lei, de nº 5.168, foi sancionada quarta-feira (30) de julho de 2025, e entra em vigor no dia 4 de agosto. Os contribuintes terão até 15 de dezembro para aderir ao programa. Conforme previsto, terão direito ao maior desconto, 99% sobre juros e multa moratória, os devedores que celebrarem termo de confissão de dívida até o dia 10 de setembro. Ou seja, quem deseja aproveitar o benefício máximo deve se antecipar.

Também é possível parcelar o débito, com descontos proporcionais ao número de parcelas: 70% em até 12 vezes, 60% em até 24 vezes e 50% em até 48 vezes.

As guias de pagamento podem ser solicitadas via WhatsApp da Prefeitura (31 3829-8000, opção 4) ou presencialmente na Central de Atendimento Tributário (CEAT), localizada no térreo do prédio da Prefeitura, com atendimento de 12h às 16h30. O atendimento presencial é feito por ordem de chegada, com opção de retirada de senha em totem disponível no hall da Prefeitura.

Atenção aos prazos

A adesão ao Refis exige atenção. Quem optar pelo pagamento à vista ou parcelado deve quitar a parcela única ou a primeira parcela em até cinco dias corridos após a negociação. Caso contrário, os benefícios serão cancelados automaticamente. O parcelamento também será anulado em caso de atraso superior a 90 dias em qualquer parcela ou inadimplência de três parcelas consecutivas.

 Os valores mínimos das parcelas variam conforme o número de vezes e o tipo de contribuinte (pessoa física ou jurídica).

IPTU parcelado vence todo dia 15

A administração municipal reforça ainda que o vencimento do IPTU, para quem escolheu pagar de forma parcelada, ocorre sempre no dia 15 de cada mês. Manter os tributos em dia é essencial para evitar encargos adicionais e garantir a continuidade dos serviços públicos prestados à população.

Gerdau demite 1.500 operários principalmente em São Paulo


A entrada de aço importado no Brasil afeta mais os negócios da Gerdau, uma das gigantes do setor siderúrgico nacional, do que o tarifaço de Donald Trump. A presença de produtos siderúrgicos chines no país "de forma não isonômica e predatória", nas palavras do CEO da empresa, Gustavo Werneck, forçará cortes de investimentos e demissões. Só neste ano, foram 1.500 desligamentos, quase todos focados em unidades produtivas da Gerdau nas cidades paulistas de Pindamonhangaba e Mogi das Cruzes.

"Não tem sentido continuar investindo no Brasil, porque o governo não faz proteção ideal do mercado", informou o executivo nesta sexta-feira (1/8). A Gerdau tem em curso neste ano aportes de R$ 6 bilhões, sendo dois terços do montante no Brasil e o restante nos Estados Unidos. Esses investimentos serão mantidos, principalmente em projetos de mineração, com grande escala em Minas Gerais.

"Investimentos nos próximos anos serão reavaliados. Já é uma decisão da empresa. Mantê-los vai depender muito das condições de mercado e da atuação do governo brasileiro em impedir competição desleal com importados. Sempre entrou aço importado no Brasil, mas queremos competir de forma justa e isonômica. O governo colocou alguns mecanismos para proteger o mercado interno, mas não foram eficientes", lamenta.

Segundo ele, a empresa investe cerca de R$ 6 bilhões por ano em manutenção e competitividade, e esse valor será revisto. "Nos Estados Unidos, investimentos serão mantidos, pois lá tem ambiente para os negócios", completou.

Historicamente, importados abocanhavam menos de 11% do mercado brasileiro, mas atualmente, nas contas da Gerdau, já são 30%, praticamente da China. "O governo deixa aço chinês entrar aqui com práticas comerciais que outros países condenam. É difícil se manter competitivo no Brasil", frisa Werneck. O executivo ficou frustrado com a última reunião do Comitê Executivo de Gestão da Câmara de Comércio Exterior, do governo brasileiro, ocorrida no dia 24 de julho, quando foram avaliados temas envolvendo alterações tarifárias e medidas de defesa comercial. Na ocasião, as tarifas de importação de produtos chines, já investigados por práticas de concorrência desleal (praticam preços menores para exportar), não foram aumentadas, como pleiteava o setor siderúrgico nacional.

Sobre o tarifaço de Trump, a Gerdau acabou ficando isenta. Além disso, possui unidade produtiva nos Estados Unidos para atender aquele mercado. Possíveis impactos seriam indiretos, como avalia o vice-presidente executivo de finanças e CFO da empresa, Rafael Japur. Cerca de 40% do aço vendido pela empresa do Brasil é para o mercado da construção civil, que está demandante, segundo Japur. Os demais setores atendidos, sobretudo automotiva de automação e máquinas e equipamentos, foram afetados pelo tarifaço.

"É cedo precisar impacto, mas é difícil imaginar que não terá. Dificuldade dos clientes é dificuldade para nós também, já que pode afetar a demanda deles por aço", completa.

Resultados

A Gerdau teve lucro líquido de R$ 864 milhões no segundo trimestre de 2025, um crescimento de 14% na comparação com o trimestre anterior, mas uma queda de 8,6% na comparação com o mesmo período do ano anterior, de acordo com o balanço divulgado pelos executivos da empresa nesta sexta-feira (1/8). A receita líquida da empresa teve alta de 5,5% na base anual, para R$ 17,5 bilhões.

fonte:www.acontecendoonline.com

Celulose fora do tarifaço de Trump ‘não gera conforto’, adverte Cenibra


 Uma das maiores fabricantes de celulose de eucalipto do mundo, empresa instalada em Minas Gerais diz que a tarifação ‘impacta a dinâmica do mercado mundial'

A celulose ficou fora da taxação de 50% imposta pelo governo dos Estados Unidos aos produtos brasileiros. O setor é estratégico e atuou, junto ao governo brasileiro e a escritórios especializados nos EUA, para demonstrar a importância do mercado norte-americano para seus negócios. Uma das maiores fabricantes de celulose de eucalipto do mundo, a Cenibra (Celulose Nipo-Brasileira), instalada em Belo Oriente, no Vale do Rio Doce, acompanha os desdobramentos do tarifaço.

Em nota enviada a O TEMPO, a empresa afirma que “a exclusão não gera conforto, pois entendemos que a tarifação impacta a dinâmica do mercado mundial e outros setores da economia brasileira”. O tarifaço passa a vigorar a partir da próxima quinta-feira (7/8).

“Seguimos em apoio às iniciativas das entidades de classe que representam o nosso setor e manteremos os nossos planos de investimentos e produção com foco em eficiência, sustentabilidade e atendimento aos mercados estratégicos”, acrescenta a Cenibra no comunicado.

Em 2024, o país exportou 18,5 milhões de toneladas de celulose, segundo a Indústria Brasileira de Árvores (Ibá). Desse total, 2,8 milhões de toneladas tiveram como destino os Estados Unidos, incluindo 1,8 milhão de toneladas de celulose de eucalipto, produto desenvolvido sob medida para atender às exigências específicas dos clientes norte-americanos.

Ibá também se manifesta

Após o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, assinar o decreto do tarifaço na última quarta-feira (30/7), a Indústria Brasileira de Árvores (Ibá) também se posicionou. Em nota, o presidente da associação, Paulo Hartung, ressaltou que o setor de árvores cultivadas para fins industriais e de restauração “faz votos de que sejam em breve restabelecidos os históricos padrões de relacionamento comercial entre o Brasil e os EUA”.

Hartung  também destacou que a celulose de fibra curta à base de eucalipto é uma matéria-prima não produzida nos Estados Unidos e enalteceu a parceria comercial entre os dois países.

“Ao longo de décadas, produtores brasileiros e importadores norte-americanos desenvolveram, por exemplo, tipos de celulose adaptados, em termos de qualidade técnica, às exigências dos seus clientes para itens de primeira necessidade do consumidor local, como papel higiênico, guardanapo e toalha de papel, entre outros”, disse o presidente da Ibá. (fonte:acontecendoonline.com)

Corrida do Cruzeiro movimenta Ipatinga neste domingo com recorde de público e impacto na economia local


Evento conta com apoio da Prefeitura de Ipatinga e deve reunir 10 mil pessoas no Parque Ipanema

 Com 4 mil inscritos e expectativa de atrair pelo menos 10 mil pessoas ao Parque Ipanema, a Corrida do Cruzeiro Vale do Aço 2025 será realizada neste domingo, 3 de agosto, com largada no estacionamento do Estádio Ipatingão. Considerado o maior evento de corrida de rua do interior de Minas Gerais, o projeto é uma realização do Cruzeiro Esporte Clube e dos Clubes do Cruzeiro, em parceria com a empresa PACE 3, e conta com o apoio da Prefeitura de Ipatinga.

 Além de reunir corredores de 111 cidades e nove estados brasileiros, o evento gera impacto direto na economia local, com movimentação dos setores de hotelaria, alimentação e serviços. São 160 contratações diretas para atuação na execução da corrida.

 Ipatinga já havia sediado o evento em 2018 e, neste ano, foi novamente escolhida pelo Cruzeiro Esporte Clube entre centenas de municípios mineiros. O reconhecimento reforça o protagonismo da cidade na promoção de eventos esportivos de grande porte.

 “Uma corrida que muitos, às vezes, pensam que é apenas ali uma programação do final de semana, uma brincadeira, mas que por trás disso tem muito mais. Com 4 mil inscritos, nós temos recolhimento de impostos aqui no nosso município, nós temos atletas de 111 cidades diferentes que estão vindo participar aqui conosco. Aquece a economia, aquece a rede de hotelaria. Geração de emprego, renda, movimentando a economia local e trazendo saúde e bem-estar para toda a comunidade”, destacou o prefeito Gustavo Nunes.

 O percurso oficial da prova será de 6,1 quilômetros, com largada às 8h. A programação inclui aquecimento coletivo, apresentações musicais com destaque para o Grupo Polivalência, cerimônias de premiação, corrida kids e a presença dos mascotes Raposão e Raposinho. Três taças históricas do clube também estarão em exposição: Libertadores, Copa do Brasil e Campeonato Brasileiro.

 A entrega dos kits começa nesta sexta-feira, 1º de agosto, das 15h às 20h, e segue no sábado, 2 de agosto, das 10h às 16h. A retirada será feita diretamente no Supermercados BH, localizado na rua Maria Jorge Selim de Sales, 155, no Centro de Ipatinga.

 Segundo Jovani Pires, responsável pela PACE 3, o evento ultrapassa o aspecto esportivo e se consolida como uma plataforma de valorização regional. “A Corrida do Cruzeiro no Vale do Aço é mais que uma competição. É um encontro de cultura, paixão pelo esporte e desenvolvimento. Ver Ipatinga abraçar o evento com tanto entusiasmo mostra que a cidade está preparada para sediar grandes projetos e já se tornou referência no calendário das corridas de rua em Minas Gerais”, afirmou.

 No local do evento, o público também poderá aproveitar a Feirarte e a praça de alimentação da feira, ampliando a oferta de lazer e serviços. Todas as inscrições para a corrida já estão esgotadas.

contato@acontecendoonline.com

Notas Recentes