sábado, 30 de agosto de 2025

Família Liberdade comemora os seis anos da emissora com uma confraternização


Na noite de sábado do dia 23 de agosto de 2025, a Rádio Liberdade FM, que pertence a Associação Comunitária Integração (A.C.I.) do bairro Bom Jardim, celebrou o seu sexto aniversário. Foi um momento de alegria, porque estavam presentes, os voluntários, diretoria e conselheiros da Associação e seus familiares.

O Diretor Maurílio Marciano, acolheu a todos os presentes e agradecendo disse: “esse é um momento muito importante, pois a presença dos familiares dos voluntários da Rádio Liberdade FM, mostra um sinal de união e apoio da família ao trabalho voluntário que cada colaborador realiza na Emissora”.

O Diretor agradeceu em primeiro lugar a Deus, e também lembrou da importância dos Voluntários, Sócios Contribuintes, apoiadores culturais e os ouvintes da Emissora. Maurílio falou dos eventos que a Rádio Liberdade realiza, e que esses eventos trazem lazer, entretenimento, alegrias e muitas felicidades para o bairro Bom Jardim.

O Presidente da Associação, Leoncio Corrêa, agradeceu o empenho e a dedicação de todos que estão fazendo a Rádio Liberdade FM crescer a cada dia, tornando-a referência no seu seguimento. Agradeceu aos familiares pelo apoio aos voluntários da Emissora, e disse: “esse apoio familiar, faz o colaborador se dedicar ainda mais no trabalho junto à entidade”.


quarta-feira, 27 de agosto de 2025

Prefeitura de Ipatinga apoia Campeonato Ipatinguense de Futebol Amador e valoriza o esporte local

 
Evento organizado pela Liga de Desportos de Ipatinga (LDI) reúne clubes, atletas e comunidade com apoio da Prefeitura

 O Campeonato Ipatinguense de Futebol Amador 2025, realizado em Ipatinga, reuniu clubes de diversas categorias e destacou a dedicação de atletas, técnicos e da comunidade. Organizado pela Liga de Desportos de Ipatinga (LDI) e com o apoio da Prefeitura de Ipatinga, o evento foi considerado um sucesso, proporcionando momentos de integração e valorização do esporte amador na cidade.

 A Prefeitura de Ipatinga, por meio da gestão do prefeito Gustavo Nunes, investiu na infraestrutura dos campos de futebol, incluindo a implantação de iluminação em LED. Embora essa medida tenha sido implementada em anos anteriores, ela segue proporcionando mais segurança, conforto e oportunidades para a prática esportiva e lazer da população, refletindo o compromisso contínuo da administração com o futebol amador.

 "Apoiar o esporte é nosso compromisso", afirma Carlão

Para o secretário municipal de Cultura, Esporte e Lazer, Carlão Oliveira, “o Campeonato Ipatinguense é uma oportunidade de mostrar o talento e a dedicação de nossos atletas amadores. Nosso compromisso é apoiar o esporte local, garantindo condições para que crianças, jovens e adultos possam participar das competições e se desenvolver por meio da prática esportiva”.

 Categorias

O evento também promoveu integração social e fortaleceu o lazer na cidade. A participação de diversas categorias permitiu que clubes e atletas demonstrassem comprometimento e o todo o talento no futebol.

 


No Campeonato Ipatinguense de Futebol Amador 2025, na Série Prata, o EC Beira Rio foi campeão nas categorias Sub-10 e Sub-12. Na Série Ouro, o AER Iguaçu conquistou o título na Sub-10, enquanto a ASSEEVA RPS ficou com a Sub-12. Já na categoria Sub-20, o EC Beira Rio levou o título.

 A administração municipal de Ipatinga, junto com a Liga de Desportos de Ipatinga (LDI), reforça o papel do esporte como ferramenta de inclusão, lazer e desenvolvimento pessoal, evidenciando a importância do apoio para fortalecer o futebol amador e valorizar talentos locais.

terça-feira, 26 de agosto de 2025

Família Coelho Diniz se torna maior acionista do Gupo Pão de Açúcar


A família mineira é responsável pela rede de supermercados Coelho Diniz, fundada em 1992, na cidade de Governador Valadares (MG)


O Grupo Pão de Açúcar (GPA) informou neste domingo (24), por meio de fato relevante, que os empresários André Luiz Coelho Diniz, Alex Sandro Coelho Diniz, Fábio Coelho Diniz, Henrique Mulford Coelho Diniz e Helton Coelho Diniz ampliaram sua participação acionária na empresa para 24,6%.

Com essa movimentação, a família Coelho Diniz passa a ser a maior acionista do GPA e solicitou a convocação de uma Assembleia Geral Extraordinária (AGE) para a formação de um novo conselho de administração que represente sua posição na companhia.

Maior acionista da varejista

A família mineira é responsável pela rede de supermercados Coelho Diniz, fundada em 1992, na cidade de Governador Valadares (MG). Atualmente, o grupo opera 22 unidades em municípios como Ipatinga, Timóteo, Coronel Fabriciano, Caratinga, Manhuaçu, Teófilo Otoni e Governador Valadares.

Com a fatia próxima a um quarto do capital votante, os cinco empresários mineiros consolidam o controle acionário mais relevante dentro da estrutura do GPA.

Apoio do conselho e contexto de reestruturação

O pedido para recompor o conselho de administração ocorre em meio ao processo de reestruturação pelo qual passa o GPA, que busca reduzir dívidas e reorganizar seu portfólio de negócios.

Recentemente, o conselho fiscal da companhia passou por mudanças, com as renúncias de André Francez Nassar e outro integrante. A proposta da nova assembleia extraordinária recebeu aval unânime do atual conselho de administração, o que deve abrir espaço para uma nova composição mais alinhada aos interesses da família Coelho Diniz.

Segundo pessoas próximas à companhia, a mudança é vista como um passo esperado diante da ampliação da participação acionária do grupo mineiro. A família Coelho Diniz já fazia parte do conselho e aumentou sua fatia no momento em que a empresa passa por reestruturação.

A forma como o mercado vai reagir à possível reformulação do conselho será um indicativo do nível de confiança dos investidores na nova fase da companhia.

quinta-feira, 21 de agosto de 2025

Faculdade de Ciências Médicas Afya de Ipatinga lança game inovador para o ensino de Anatomopatologia


A Faculdade de Ciências Médicas Afya de Ipatinga apresenta uma novidade que promete transformar a forma de aprender Anatomopatologia: o lançamento da versão inicial de um game educativo, desenvolvido para tornar o estudo da disciplina mais interativo e envolvente. A iniciativa, idealizada pela professora Dra. Daniela Garcia, surge como uma solução moderna para um desafio antigo: engajar os alunos e aproximar a teoria da prática clínica.

 Da teoria ao cenário virtual

A Anatomopatologia é essencial na formação médica, pois oferece a base para diagnósticos precisos e decisões clínicas assertivas. No entanto, métodos tradicionais, como aulas expositivas e análises de lâminas microscópicas, nem sempre conseguem motivar plenamente os estudantes. Foi nesse contexto que nasceu o projeto do game, que une tecnologia e educação em saúde para proporcionar uma experiência de aprendizado imersiva e prática.

 A força dos jogos na educação médica

Estudos mostram que jogos digitais no ensino superior melhoram a motivação, a retenção de conteúdo e desenvolvem habilidades cognitivas e comportamentais. Na Medicina, eles já têm se destacado em treinamentos cirúrgicos, estudos anatômicos e simulações clínicas, permitindo que os estudantes pratiquem de forma segura antes de lidar com pacientes reais.

O novo game segue essa abordagem: baseado em casos clínicos reais, oferece cenários que integram teoria e prática, estimulando raciocínio diagnóstico, tomada de decisão e resolução de problemas.

 Primeiros temas e participação estudantil

A versão inicial aborda dois temas desafiadores: parasitas intestinais e tumores cerebrais. Para garantir a qualidade pedagógica, o game conta com roteiros detalhados, ambientes virtuais de alta fidelidade e feedback em tempo real.

Um diferencial importante do projeto é a participação ativa dos estudantes Túlio Costa Batista Ramos (bolsista), Eduardo de Assis Nascimento, Maria Eduarda Oliveira Lanes e Vitor Oliveira Costa, que colaboraram diretamente com a professora Daniela Garcia na criação e implementação do game.

 Um marco para o futuro da formação médica

Mais do que uma inovação tecnológica, o game representa um avanço no ensino de Anatomopatologia da Afya, alinhando-se à formação de médicos preparados para os desafios da prática clínica contemporânea.

Com o lançamento da versão inicial, a Afya reafirma seu compromisso com a integração entre ciência, tecnologia e educação, mostrando que aprender Anatomopatologia pode ser, além de fundamental, envolvente e até divertido. 

fotos: Iasmim Lamounier

terça-feira, 19 de agosto de 2025

Associação Comercial de SP, Distrital Sul, presta homenagem aos Pais


Na foto: Leoncio Corrêa, ladeado por sua esposa, Maria de Lourdes (Presidente do Rotary Club SP Morumbi) e Marta Bedendo, superintendente da Associação Comercial de São Paulo.


Numa noite festiva com presença de autoridades civis, militares e dezenas de convidados e familiares de homenageados, a Distrital Sul da Associação Comercial de São Paulo prestou homenagem aos Pais, cuja data foi comemorada no segundo domingo deste mês.A solenidade aconteceu no salão nobre da Associação e foi conduzida pela Superintendente Maria Marta Bedendo que, com maestria recebeu todos os convidados e procedeu a entrega dos Certificados aos pais.
Foram homenageados pais de diversas profissões, entre as quais empresários, jornalistas, advogados e policiais militares.
Entre os agraciados na noite desta terça feira, 19/08, está o jornalista Leoncio Corrêa, (foto) editor deste site: www.acontecendoonline.com e diretor da Rádio Liberdade 98,7.
Após o evento que foi recheado de músicas e poemas dedicados aos País, foi servido um coquetel. A superintendente Marta Bedendo, em sua fala emocionou a todos ao falar sobre importância dos Pais na criação dos filhos, muitas vezes incompreendidos e taxados de ausentes. “Desculpem, mas alguém sabe o motivo da ausência? Disse Bedendo, acrescentando: “Saiu de madrugada quando os filhos ainda dormiam e voltou quando de novo já estavam repousando. São Eles (os Pais) que vão ao trabalho árduo do dia a dia para trazer o sustento para a família.” Concluiu.

segunda-feira, 18 de agosto de 2025

Projeto que transforma chácaras em condomínios gera insatisfação em Revés do Belém


 Moradores que participaram da audiência pública reconhecem que o projeto favorece empreendedores e deixa população rural sem garantias básicas.  (Foto: Farley Moura).

BOM JESUS DO GALHO – Na manhã do último domingo (17), um salão de eventos em Revés do Belém ficou lotado de moradores e lideranças políticas para em audiência pública com a presença do Presidente da Camara Municipal e de mais 06 vereadores de Bom Jesus do Galho e do Vice-prefeito, discutir o projeto de lei que pretende regulamentar os chamados chacreamentos em Bom Jesus do Galho. A proposta, em análise na Câmara Municipal, prevê transformar os parcelamentos de solo rural em condomínios urbanos, mas a medida tem sido duramente criticada por moradores, que veem nela uma forma de o poder público se eximir de suas responsabilidades.

Morador da comunidade, Edmar Branco disse que a população teme que o texto mexa em situações já consolidadas. “A preocupação não só minha, mas de todos, é que a proposta mude algo já existente que não pode ser modificado, como moradias e vias públicas que não estão de acordo com o projeto”, afirmou. Para ele, mesmo com a previsão de que a coleta de lixo continue a cargo da prefeitura, há receio de que outras obrigações sejam empurradas para os chacreantes. “Esperamos que o projeto seja de acordo com o que já existe dentro dos chacreamentos, em consenso com todos”, disse.

O professor aposentado José Geraldo de Assis, que reside em Revés, afirmou que a proposta “transforma os chacreamentos em condomínios urbanos” e, com isso, permite que a prefeitura “tire o corpo fora” de suas obrigações, transferindo a moradores a manutenção de vias, redes de esgoto e energia elétrica, enquanto continua arrecadando impostos. Para Assis, o texto contém “armadilhas jurídicas” e precisa ser revisto com bom senso. Ele criticou a ausência da modalidade de chacreamento aberto — em que a infraestrutura é repassada ao poder público —, questionou se os pequenos chacreantes suportariam os custos financeiros e disse que artigos que remetem a regimentos internos de condomínios deveriam ser eliminados. Assis ainda acusou o projeto de resguardar apenas os interesses dos grandes empreendedores, em detrimento da comunidade local. “A lei precisa manter o foco na regularização dos núcleos já existentes e no parcelamento futuro, sem sufocar a população rural com encargos indevidos”, concluiu, acrescentando que está disposto a contribuir com sugestões caso seja provocado.

MODELO CONDOMÍNIO

Entre os pontos mais contestados, Assis destaca que as taxas do condomínio são definidas pela fração ideal, isto é, quanto maior a propriedade, maior o valor pago. Nos processos de votação interna, o peso do voto também depende do tamanho da propriedade. Ou seja, quanto menor o lote, menor o valor do voto, o que deixa pequenos chacreantes praticamente sem poder de decisão. Na prática, isso gera um cenário em que as vantagens recaem apenas sobre os grandes proprietários, que passam a ditar as regras. Além disso, as taxas são obrigatórias: mesmo que o condômino não concorde com o fato gerador, o não pagamento pode levar o morador à Justiça, com risco de penhora de bens e até leilão da propriedade.

CHACREAMENTO ABERTO

Farley Silva Bezerra de Moura, também morador de Revés, também defende o chacreamento aberto, a urbanização do chacreamento Fazenda Bom Jesus, como a única solução capaz de contemplar todos os moradores. “Só assim vamos atender às demandas dos chacreantes”, afirmou. Farley reconheceu que a lei tem deficiências, mas disse enxergar nela uma oportunidade: “A aprovação, mesmo com falhas, é uma faísca de esperança de conseguirmos a tão sonhada energia e termos segurança de ir e vir para nossas chácaras.”

O advogado e vereador Flávio Alves, que organizou a audiência pública, reconheceu que o texto tem falhas, mas defendeu a necessidade de uma lei. “O projeto é um avanço porque cria regras claras, mas precisa de ajustes. Não podemos permitir que artigos sejam usados para resguardar interesses de empreendedores em detrimento da comunidade”, disse. Segundo ele, a Câmara deve analisar as emendas com cautela. “O objetivo não é punir ninguém, mas trazer regularização e segurança jurídica”, declarou.

Sem consenso, a reunião terminou com o compromisso de novos encontros e a elaboração de um documento com as principais reivindicações da comunidade. A expectativa é de que a votação no plenário só ocorra depois que os vereadores se posicionarem sobre os pontos mais polêmicos. Até lá, o clima é de desconfiança. Moradores temem perder direitos, enquanto a prefeitura insiste em regulamentar uma realidade que já existe há décadas.

Audiência pública sobre o projeto que pretende transformar chácaras em condomínios reuniu grande participação da comunidade e presença de vereadores de Bom Jesus do Galho.

Enquanto moradores denunciaram riscos de aumento de custos e perda de direitos, o Legislativo ouviu as reivindicações e prometeu analisar o texto com cautela antes da votação.

domingo, 17 de agosto de 2025

Trump mira Maduro e amplia tensão na região do Caribe


O governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) acompanha com apreensão a decisão do presidente americano Donald Trump de deslocar forças navais e aéreas para o Mar do Caribe Meridional. Segundo a Reuters, Washington justificou a medida como necessária para “lidar com ameaças” de cartéis de drogas latino-americanos.

Fontes do Planalto, porém, veem risco de instabilidade. Auxiliares de Lula afirmaram que a movimentação “é preocupante em qualquer circunstância”, especialmente diante da possibilidade de forças estrangeiras se aproximarem do território brasileiro. Até o momento, o governo brasileiro não recebeu comunicação oficial sobre a operação, sendo informado apenas pela imprensa internacional.

Contexto regional e reação mexicana

A movimentação militar ocorre em um momento sensível para a região. A presidente do México, Claudia Sheinbaum, está em visita oficial à Guatemala e declarou que a operação ocorre em águas internacionais, não configurando intervenção direta.

Apesar disso, diplomatas alertam que a presença americana em larga escala pode acirrar tensões políticas na América Latina, sobretudo em relação à Venezuela, principal alvo da Casa Branca.

Trump mira Nicolás Maduro

O presidente venezuelano, Nicolás Maduro, é o foco central da ofensiva americana. Na última semana, Trump anunciou o aumento da recompensa pela captura do líder venezuelano, fixada agora em US$ 50 milhões, sob acusação de envolvimento com o narcotráfico.

Maduro reagiu com ameaças. “Não se atrevam a nos atacar, porque a resposta pode ser o fim do império americano”, declarou, em tom desafiador.

Mobilização militar inédita

A operação americana conta com um aparato de grande porte, envolvendo:

Grupo Anfíbio de Prontidão Iwo Jima (ARG);

22ª Unidade Expedicionária de Fuzileiros Navais;

Submarino nuclear de ataque;

Aeronaves de reconhecimento P8 Poseidon;

Contratorpedeiros e cruzador de mísseis guiados.

De acordo com a CNN, os deslocamentos fazem parte de um reposicionamento mais amplo de ativos militares sob responsabilidade do Comando Sul dos EUA (Southcom), iniciado há três semanas.

Impactos e riscos para o Brasil

Especialistas em relações internacionais apontam que, embora a movimentação ocorra em águas internacionais, sua dimensão militar tem potencial para alterar o equilíbrio geopolítico no continente. Para o Brasil, que busca manter canais diplomáticos abertos tanto com Washington quanto com Caracas, a escalada pode representar dilemas estratégicos.

Em Brasília, a avaliação é de que qualquer avanço militar em direção ao território latino-americano poderia gerar instabilidade, aumentar pressões políticas internas e expor fragilidades nas fronteiras amazônicas.  (Com Informações: O GLOBO e CNN).

sábado, 16 de agosto de 2025

Alunos do Limoeiro conquistam medalhas

 Alunos da Escola Estadual Geraldo Gomes Ribeiro, situada no bairro limoeiro em Ipatinga conquista 2 ouros e 1 prata em olimpíada brasileira de foguetes (OBAFOG)

A OBAFOG é uma competição educacional entre escolas públicas e privadas que tem como objetivo incentivar o interesse dos estudantes pela ciência .


A escola Geraldo Gomes Ribeiro foi representada por três equipes do ensino médio, na cidade Barra do Paraíso no estado do Rio de Janeiro. Os estudantes conquistaram duas medalhas de ouro e uma de prata.A escola estadual Geraldo Gomes Ribeiro está inserida em um território de grande vulnerabilidade, região periférica ,mesmo vindo deste contexto estes alunos demonstraram talento, dedicação criatividade e compromisso com a aprendizagem.



Polícia Municipal de Ipatinga captura foragido da Justiça durante patrulhamento no Parque Ipanema

 Homem possuía mandado de prisão em aberto por tráfico de drogas e já havia cumprido pena por homicídio.

Durante patrulhamento preventivo na noite desta sexta-feira (15), na avenida Burle Marx, no entorno do Parque Ipanema, a Polícia Municipal de Ipatinga realizou a abordagem de um homem em atitude suspeita.

O indivíduo, de 32 anos, foi avistado fumando um cigarro com odor semelhante à substância análoga à maconha. Ao ser questionado, apresentou nome falso aos agentes, mas não soube fornecer dados compatíveis com a identidade informada.

Na busca pessoal, os guardas localizaram um documento de identidade que revelou sua real identificação. A consulta ao sistema informatizado apontou que o homem já havia cumprido pena por homicídio e possuía, no momento, um mandado de prisão em aberto por tráfico de drogas.

Diante da constatação, os agentes deram voz de prisão ao foragido, que foi conduzido à Delegacia de Polícia Civil para as providências legais cabíveis.

sexta-feira, 15 de agosto de 2025

Demorô: Silas Malafaia investigado pela Polícia Federal


O pastor evangélico Silas Malafaia está sendo investigado pela Polícia Federal, segundo a Globo News. Um dos maiores líderes religiosos do Brasil, ele foi incluído, de acordo com a reportagem, no mesmo inquérito que investiga obstrução de Justiça e envolve Jair Bolsonaro, Eduardo Bolsonaro e o jornalista Paulo Figueiredo.

Em vídeo publicado no X (antigo Twitter), Malafaia afirma que está sendo investigado pela Polícia Federal, e diz que foi informado pelo canal de televisão.

"Eu só sei disso pela Globo News. Eu não recebo notificação nenhuma. Que país é esse, onde a Polícia Federal vaza alguma acusação contra alguém pra Globo e depois você vai ficar sabendo?", disse.

No vídeo, ele diz ainda: "Estou sendo investigado pela Polícia Federal em um inquérito. Eu reconheço a Polícia Federal, que é uma honra para os brasileiros, só que tem uma Polícia Federal a serviço de Lula e de Alexandre Moraes.

Eles me incluem no inquérito por obstrução de justiça, coação no curso do processo, organização criminosa, abolição violenta do Estado Democrático, ações contra autoridades e sanções internacionais contra o Brasil. Primeiro que eu não falo inglês, não conheço nenhuma autoridade americana…"

O pastor acusou a Polícia Federal de "perseguição", relacionando a investigação às críticas que vem fazendo há quatro anos contra Alexandre de Moraes. "Eu não tenho medo", disse.

A BBC News Brasil procurou a assessoria de imprensa da Polícia Federal na manhã desta sexta-feira (15/8) e ainda não havia recebido resposta até a publicação desta matéria.

A reportagem destaca que Malafaia foi organizador do ato de apoio a Jair Bolsonaro no dia 3 de agosto, evento em que Bolsonaro apareceu em um vídeo transmitido por redes sociais de terceiros e que resultou na prisão domiciliar do ex-presidente no dia seguinte, 4 de agosto.

E menciona, ainda, que na quinta-feira (14/8), o pastor voltou a afirmar, em vídeo publicado nas redes sociais, que o ministro Alexandre de Moraes deveria sofrer impeachment, ser julgado e preso.

Malafaia é apontado como um dos organizadores de manifestação em apoio a Bolsonaro no dia 3 de agosto na qual ex-presidente apareceu em vídeo transmitido por redes sociais apesar de proibição do STF e que culminou na decretação de sua prisão domiciliar

Malafaia é apontado como um dos organizadores de manifestação em apoio a Bolsonaro no dia 3 de agosto na qual ex-presidente apareceu em vídeo transmitido por redes sociais apesar de proibição do STF e que culminou na decretação de sua prisão domiciliar.

O inquérito

O inquérito ao qual a reportagem se refere, aberto em maio, apura ações contra autoridades, contra o Supremo Tribunal Federal, contra agentes públicos e a busca por sanções internacionais contra o Brasil.

De acordo com o relator, ministro Alexandre de Moraes, as ações teriam o objetivo de atrapalhar o andamento do processo em que Jair Bolsonaro é réu por tentativa de golpe de Estado.

Os crimes sob investigação incluem coação no curso do processo, obstrução de investigação de organização criminosa e tentativa de abolição violenta do Estado Democrático de Direito.

quinta-feira, 14 de agosto de 2025

Aluno quebra os óculos da professora com soco


Uma professora de 41 anos foi agredida por um aluno de 10 anos na manhã desta quarta-feira (13), no bairro Caravelas, em Ipatinga. O ataque ocorreu por volta das 7h45, quando o estudante desferiu um soco no rosto da vítima, danificando a armação de seus óculos.

Segundo a Polícia Militar, a direção da escola acionou o 190 imediatamente. Professores relataram que o aluno possui histórico de comportamento agressivo e enfrenta dificuldades relacionadas a necessidades especiais.

A representante legal do menor inicialmente não compareceu, alegando compromissos de trabalho, mas posteriormente comunicou a polícia sobre lesões antigas no filho, sem relação com o episódio.

O caso foi registrado e encaminhado à Polícia Civil para as devidas providências, enquanto a escola recebeu orientações sobre o atendimento e acompanhamento do estudante.

OPINIÃO

De quem é a culpa ?

O respeito, a educação, a hierarquia, os bons costumes, a obediência  acabaram com o passar dos tempos.

Nos meus tempos de escola primária e até mesmo já adolescente, respeitávamos os professores, os nossos pais, avós, enfim: as crianças e adolescentes tinham respeito e eram criadas com rigor.  Na escola, quem não andasse na linha, ficava de castigo.  

Quando  os pais eram comunicados de deslizes de seus filhos,  esses tomavam providências enérgicas e o moleque tinha que respeitar.  

Mas tudo mudou, prá pior, é claro.  Aluno vai armado de revólver para a escola, mata o professor, usa droga, agride os adultos, dá sôco na cara do mestre.

Eu comecei a estudar e trabalhar aos sete anos de idade (1950). De manhã na escola e à tarde na livraria do meu pai, ajudando no balcão e fazendo os deveres de casa.   Hoje não é permitido mais o trabalho do menor.   Ele só pode roubar no farol,  bater na professora,  ser aviãozinho (entregador de drogas) e outras coisas acobertadas pelo ECA - Estatuto da Criança e Adolescente.   

Voltando ao passado,  me lembro que a gente apanhava dos pais quando errava.  Mas isto trouxe uma grande vantagem: Todas as crianças viraram homens honestos e trabalhadores.
Hoje s pais não podem dar nem mesmo um tapinha na bunda, mas o "capetinha" apanha na rua, briga na escola, fuma escondido e, as vezes até chega ao extremo de matar os próprios pais.

O Brasil vai de mal a pior.  Maioria não quer escola militarizada porque preferem a bagunça e balbúrdia,  a tal libertinagem.   E as autoridades?  Onde estão?  Se é que temos.  

Prefeitura de Ipatinga reforça compromisso com a população ao levar projeto Saúde nas Regionais ao bairro Bom Retiro


A Prefeitura de Ipatinga, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, promoveu nesta quinta-feira (14) mais uma edição do projeto Saúde nas Regionais, que chegou à Regional 2, no bairro Bom Retiro. A iniciativa evidencia o papel estratégico da Secretaria como elo entre o poder público e a comunidade, atuando não apenas na oferta de serviços, mas também na escuta ativa das demandas da população.

“Mais do que um projeto, o Saúde nas Regionais é uma ação planejada para aproximar a gestão municipal dos moradores, levando acolhimento, atenção e diálogo a cada território”, afirma o secretário de Saúde, Walisson  Medeiros. Ao realizar essa escuta direta nas comunidades, a Secretaria reafirma seu compromisso com uma atuação proativa, voltada a compreender a realidade de cada bairro para oferecer respostas mais eficazes e humanizadas.

O projeto tem como principal finalidade identificar necessidades, aprimorar processos e promover soluções conjuntas com a comunidade. É um trabalho que se soma a outras ações estruturantes desenvolvidas ao longo do ano, consolidando a Secretaria de Saúde como um equipamento de apoio essencial ao bem-estar e à qualidade de vida da população.

Sobre a importância dessa aproximação, o secretário Walisson Medeiros acrescenta, “Quando a gente sai do gabinete e vai até os bairros, temos a oportunidade de ouvir de perto quem vive o dia a dia da cidade e do sistema de saúde. O Saúde nas Regionais é mais do que uma visita, é um compromisso de entender as dificuldades, respeitar as particularidades de cada comunidade e buscar soluções conjuntas. Essa é a missão que a Secretaria de Saúde assume todos os dias.”

 

quarta-feira, 13 de agosto de 2025

Blitz educativa reforça campanha do Agosto Lilás em Ipatinga


Nesta quarta-feira (13), a Prefeitura de Ipatinga promoveu blitze educativas em pontos estratégicos da cidade, com grande circulação de veículos e pedestres, como parte da campanha nacional Agosto Lilás, dedicada à conscientização pelo fim da violência contra a mulher. A iniciativa, coordenada pela Secretaria Municipal de Assistência Social, com apoio da Secretaria Municipal de Segurança e Convivência Cidadã (Sescon) e do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher (CMDMI), reuniu forças de segurança, incluindo Polícia Civil, Polícia Militar, Polícia Municipal, Defensoria Pública, agentes de trânsito e OAB Ipatinga, em um esforço conjunto para sensibilizar a população e reforçar a importância da Lei Maria da Penha (Lei nº 11.340/2006).

As ações, realizadas em locais de grande fluxo, tiveram como objetivo informar e engajar a comunidade na luta contra a violência doméstica, uma triste realidade que afeta uma em cada quatro mulheres no Brasil, segundo dados nacionais. Durante as blitze, voluntários distribuíram panfletos com canais de denúncia, como o Disque 180 (Central de Atendimento à Mulher), 190 (Polícia Militar), 181 (Disque Denúncia), 197 (Polícia Civil), 153 (Polícia Municipal de Ipatinga) ou Delegacia Virtual (www.delegaciavirtual.mg.gov.br), além de promoverem diálogos com motoristas e pedestres sobre a importância de identificar e combater a violência de gênero, que pode se manifestar nas formas física, psicológica, moral, sexual ou patrimonial.

“A violência contra a mulher é uma realidade que precisa ser enfrentada com união e ação. A campanha Agosto Lilás é um marco para refletirmos e agirmos por um futuro mais seguro e igualitário”, afirmou Thales Hassen, secretário adjunto da Secretaria Municipal de Assistência Social. A mobilização também destacou a rede de apoio disponível em Ipatinga. “A administração municipal reitera seu compromisso com a promoção de políticas públicas que fortaleçam os direitos das mulheres e incentivem a construção de uma sociedade mais justa”, complementa.

A campanha Agosto Lilás reforça a mensagem de que denunciar é o primeiro passo para romper o ciclo de violência. Além dos canais telefônicos, a Delegacia Virtual permite o registro de ocorrências como ameaças, lesões corporais, agressões e descumprimento de medidas protetivas, garantindo agilidade e segurança no processo.

Sind-UTE/MG quer discutir rumos da educação pública com novo secretário

Pagamento do Piso, gestão pública das escolas e implementação integral do Plano Estadual de Educação são pontos prioritários

O Sindicato Único dos Trabalhadores em Educação de Minas Gerais (Sind-UTE/MG) apresentou pedido de agendamento de reunião com o novo secretário de Estado de Educação, Rossiele Soares, para discutir os rumos da educação pública mineira e a pauta de reivindicações da categoria que não avançou durante a gestão de seu antecessor, Igor de Alvarenga. 

PRIORIDADES

Entre os pontos apresentados como prioritários para o debate, o Sindicato salienta o pagamento imediato do Piso Salarial Nacional a todos os profissionais da Educação Básica; a garantia de gestão pública estatal das escolas, sem terceirização, parcerias público-privadas, militarização ou ensino domiciliar; e a implementação integral do Plano Estadual de Educação (Lei 23.197/2018), em consonância com o art. 204 da Constituição Estadual.

FUNÇÃO SOCIAL DA ESCOLA

Na exposição de motivos para o pedido da reunião, o Sind-UTE/MG lembra que em seus 46 anos de existência consolidou-se como uma das maiores organizações sindicais da América Latina, construindo uma história de resistência contra qualquer tentativa de cercear direitos da comunidade escolar ou de fragilizar o caráter público e inclusivo da educação. “Alinhados a esses valores, mobilizamo-nos para suspender os programas Somar – que terceiriza serviços via Organizações Sociais – e Mãos Dadas – que visa à municipalização – e seguimos firmes na rejeição às escolas cívico-militares, incompatíveis com a liberdade pedagógica, a gestão democrática e a função social da escola”, enfatiza o documento.

VALORIZAÇÃO

O Sindicato recorda que frente às gestões mais recentes da SEE/MG, tem se posicionado com firmeza contra um modelo de administração pautado em práticas empresariais — marcado pela pedagogia de resultados, pelo ranqueamento no IDEB e por controles meritocráticos — que reduz o processo educativo a índices numéricos e avaliações padronizadas, afastando-o de sua dimensão humana e cidadã.

Outra questão pela qual tem se batido o Sindicato é a política de desvalorização profissional do atual governo que, nos últimos anos provocou um arrocho salarial sem precedentes. Em 2019, o governo pagava 77,51% do piso nacional; em 2025, esse percentual caiu para apenas 57%.

“Na prática, a diferença entre o vencimento base do Professor de Educação Básica (PEB) e o Piso Salarial Profissional Nacional (PSPN) saltou de R$ 575,19 em 2019 para R$ 1.946,99 em 2025, evidenciando a drástica redução do poder de compra dos profissionais e a urgência de revisão da política remuneratória dos trabalhadores”, ilustra o Sind-UTE/MG.

Conforme o Sindicato essa desvalorização atinge todos os profissionais da educação, cujos salários atuais estão, em média, 30% abaixo dos valores do início da gestão. Nesse mesmo período, a proporção de trabalhadores em vínculos precários cresceu de forma expressiva, ultrapassando 70% do total da categoria. “Diante desse cenário, reivindicamos a instauração de um diálogo transparente e representativo, capaz de assegurar a valorização efetiva dos profissionais, combater a contratação temporária e a terceirização de funções e garantir estabilidade funcional”, finaliza o Sind-UTE/MG.

Rádio Liberdade e Prefeitura definem últimos detalhes da Corrida Bom Jardim é Liberdade Supermercado Mateus


A Rádio Comunitária Liberdade FM esteve presente na tarde da segunda-feira, dia 11 de agosto, na Prefeitura Municipal de Ipatinga, para uma reunião na Secretaria Municipal de Cultura Esporte e Lazer (SEMCEL), para tratar dos últimos detalhes da 2ª Corrida Rústica, que acontecerá no domingo dia 17 de agosto das 8 às 12 horas no bairro Bom Jardim. Os representantes do trânsito da Prefeitura, também estiveram presentes.

O Bom Jardim, é um dos bairros mais populosos da cidade de Ipatinga, por isso necessita de eventos que envolva a população, para que essa tenha lazer e entretenimento a seu dispor. Além de atender a população do bairro, a Corrida Rústica recebe atletas de outros bairros e também das cidades vizinhas.

A Rádio Comunitária Liberdade FM é uma Emissora que tem como mantenedora a Associação Comunitária Integração (A.C.I.). Para a diretoria e os colaboradores da entidade, a parceria com o poder público é muito importante, porque reforça a responsabilidade com o compromisso assumido.

A parceria master deste ano será com o comércio local, o Supermercado Mateus, que está no nome da Corrida: “2ª Corrida Rústica Bom Jardim é Liberdade Supermercado Mateus”. A corrida tem várias outras marcas parceiras, que também estão ajudando. A entidade se orgulha e se alegra, por ter essa parceria com o poder público e o privado para levar alegria para população.

A Corrida acontecerá nas Ruas e Avenidas do Bom Jardim, Das Flores e Orquídea. Os participantes serão envolvidos em corrida de 5 Km e caminhada de 3 Km, visando uma melhor qualidade de vida. Haverá uma programação após a corrida até às 12 horas, com Som Mecânico, Corrida Kids, Stands dos Patrocinadores, Sorteio de Brindes, Ginástica Coletiva e Premiações. A Emissora foi representada por Elias Justino, que é o coordenador da Corrida e Maurílio Marciano, que é o diretor Administrativo da Associação Comunitária Integração.

terça-feira, 12 de agosto de 2025

Dono da Ultrafarma é preso em São Paulo

 
247 - O Ministério Público de São Paulo (MP-SP) deflagrou nesta terça-feira (12) a Operação Ícaro, que investiga um esquema de corrupção envolvendo auditores fiscais tributários da Secretaria da Fazenda estadual. Segundo o órgão, o grupo teria recebido mais de R$ 1 bilhão em propinas para beneficiar empresas do setor varejista.

Entre os detidos está o empresário Sidney Oliveira, proprietário da rede de farmácias Ultrafarma, e um executivo da Fast Shop, especializada na venda de eletrodomésticos e eletrônicos. Segundo a coluna do jornalista Fausto Macedo, do jornal O Estado de S. Paulo, ambos foram presos temporariamente. As empresas foram procuradas pela reportagem para comentar o caso.

O MP-SP também prendeu o auditor fiscal apontado como operador central do esquema e responsável por manipular processos administrativos para facilitar a quitação de créditos tributários. Em contrapartida, ele teria recebido pagamentos mensais por meio de uma empresa registrada em nome da própria mãe.

Ao todo, foram expedidos três mandados de prisão temporária e diversas ordens de busca e apreensão em endereços residenciais e nas sedes das companhias investigadas. O objetivo é recolher documentos e outros materiais que comprovem as irregularidades.

De acordo com a apuração conduzida pelo Grupo de Atuação Especial de Repressão aos Delitos Econômicos (Gedec), braço do MP-SP voltado ao combate a crimes contra a ordem econômica, as decisões fiscais beneficiavam diretamente empresas que, em troca, pagavam propina.

“O trabalho é resultado de meses de investigação, com análise documental, quebras de sigilo e interceptações autorizadas pela Justiça”, informou o Ministério Público em nota, de acordo com a reportagem. Os investigados podem responder por corrupção ativa e passiva, organização criminosa e lavagem de dinheiro.

segunda-feira, 11 de agosto de 2025

Delegação de Ipatinga viaja para representar a cidade na etapa estadual do JEMG 2025


 Jovens talentos de Ipatinga seguem para o Triângulo Mineiro em busca de medalhas e novas conquistas

Quase 40 estudantes-atletas de escolas municipais, estaduais e particulares de Ipatinga embarcaram, na madrugada desta segunda-feira (11), rumo às cidades de Araguari e Uberlândia para disputar a etapa estadual II dos Jogos Escolares de Minas Gerais (JEMG) 2025, realizada de 11 a 17 de agosto.

 A cerimônia de abertura ocorre nesta segunda-feira (11), com as competições iniciando a partir desta terça-feira, dia 12.

 Em Araguari, onde são disputadas as modalidades de Judô, Karatê, Natação, Taekwondo e Tênis de Mesa, a delegação de Ipatinga participará das modalidades de Judô e Karatê. Já em Uberlândia, estão concentradas as competições de Atletismo.

 Entre os dias 4 e 9 de agosto, Ipatinga também foi representada na modalidade de Xadrez, na etapa estadual realizada em Pará de Minas, pela estudante Thalita Luciana, acompanhada do professor Helamã Rocha.

 Na próxima semana, entre os dias 18 e 24 de agosto, Poços de Caldas será a casa do esporte paralímpico na etapa estadual dos Jogos Escolares. Ipatinga também participará dessa etapa, reafirmando o compromisso da cidade com a inclusão e o esporte para todos.

 JEMG

O JEMG é uma iniciativa do Governo de Minas Gerais, realizada por meio da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Sedese) e da Secretaria de Estado de Educação (SEE), com execução técnica da Federação de Esportes Estudantis de Minas Gerais (FEEMG). A competição é aberta a escolas públicas e particulares, envolvendo estudantes do ensino fundamental e médio de todo o Estado.

 Para o secretário municipal de Cultura, Esporte e Lazer de Ipatinga, Carlão Oliveira, a presença expressiva de atletas da cidade no evento reforça a importância dos investimentos da administração no esporte. “Acreditamos no poder transformador do esporte na vida das pessoas. Por isso, a Prefeitura tem investido para garantir que nossos jovens tenham oportunidades de competir, crescer e representar Ipatinga com orgulho em grandes eventos como o JEMG.” 

A etapa estadual reúne os melhores classificados das fases anteriores, em dois módulos: Módulo I (12 a 14 anos – nascidos em 2011, 2012 e 2013) e Módulo II (15 a 17 anos – nascidos em 2008, 2009 e 2010), com competições masculinas e femininas em diversas modalidades.

domingo, 10 de agosto de 2025

Parque Esportivo Pedro Ferreira Maciel reinaugurado com nova estrutura e mais lazer para o Bethânia


Conhecido carinhosamente pelos moradores como Parque ou Praça do Itamarati, o espaço ganhou vida nova. Depois de uma transformação completa, ele está mais acessível, moderno e seguro, pronto para receber as famílias.

 Nesta sexta-feira (8), a Prefeitura de Ipatinga entregou oficialmente o novo Parque Esportivo Pedro Ferreira Maciel, no bairro Bethânia. A cerimônia reuniu o prefeito Gustavo Nunes, o vice-prefeito Pedrão Freitas, o secretariado do Executivo municipal, vereadores, lideranças comunitárias, comerciantes locais, autoridades e, o mais importante, o comparecimento expressivo da população que foi até o complexo prestigiar a entrega tão desejada pelos moradores. Entre os presentes, estava também Ederson Barbosa Maciel (Edinho), filho de Pedro Ferreira Maciel, que dá nome ao parque esportivo.

 Há anos, o local é ponto de encontro para bate-papo, caminhadas, partidas de futebol e brincadeiras de criança. Agora, depois da revitalização, ele oferece muito mais motivos para a comunidade se reunir.

 A nova fase do parque traz uma quadra de beach tennis com areia de praia, uma pista de caminhada novinha em asfalto, uma área pet equipada com gradil e brinquedos para os bichinhos, um playground inclusivo com brinquedos acessíveis e espaço especial para bebês, além de novos aparelhos na academia de saúde. Tudo pensado para garantir conforto, segurança e mais oportunidades de lazer ao ar livre.

 Durante a entrega, o prefeito Gustavo Nunes salientou e detalhou aos presentes todo o cuidado minucioso da administração municipal para entregar um espaço diferenciado à comunidade.

 “A Praça do Itamarati é um espaço de recreação muito grande e antigo, e que há muitos anos a comunidade já pedia uma intervenção da prefeitura em relação a melhorias. Estamos conseguindo entregar para a comunidade uma praça que foi completamente reformada. É uma praça que traz novidades para a cidade de Ipatinga. E eu me arrisco a dizer que, no Vale do Aço, não existe nenhuma praça pública tão bonita e bem estruturada como esta daqui. Nós pensamos em todos os mínimos detalhes: desde o piso emborrachado do parquinho das crianças, ao espaço pet, passando pela reforma da arquibancada do campo de futebol até a iluminação. Venha, porque a praça ficou extraordinária, completa em todos os sentidos. Venha com sua família.”

 A secretária de Obras, Jéssica Reis, reforça que o projeto foi planejado para abraçar todos os públicos. “Queríamos um lugar que acolhesse desde as crianças pequenas até os idosos, passando também por quem quer praticar esportes, passear com o pet ou simplesmente relaxar. É uma entrega feita com carinho e cuidado, para durar e gerar orgulho aos moradores.”

 O governo espera que a entrega do Parque Esportivo Pedro Ferreira Maciel promova ganhos para toda a comunidade, proporcionando lazer de qualidade, vida mais ativa com a prática de atividade física, além do desenvolvimento econômico. “Movimenta a cidade, a praça é das famílias e das pessoas, e isso vai movimentar inclusive o comércio local no entorno do complexo Itamarati”, destacou o chefe do Executivo.

 Foram investidos R$ 1,4 milhão na obra, que contou com o trabalho dedicado de mais de 120 profissionais para transformar o espaço e devolvê-lo à população. 

quinta-feira, 7 de agosto de 2025

Trânsito liberado na alça de acesso da avenida Maanaim no Iguaçu


Obra de reconstrução garante mais segurança e durabilidade à estrutura

A Prefeitura de Ipatinga liberou, nesta quinta-feira (7), o tráfego na alça de acesso da avenida Maanaim. O trecho havia sido interditado em janeiro, após ser comprometido pelas fortes chuvas que atingiram a cidade, e passou por uma intervenção completa de reconstrução.

A estrutura antiga cedeu devido à força das águas e foi substituída por um muro de contenção com mais de 400 blocos de concreto armado, conferindo maior segurança e durabilidade à obra. Também foram realizadas melhorias nas fundações, reconstrução da cabeceira da ponte, contenção ao longo do ribeirão e recomposição da base da via, que recebeu nova pavimentação asfáltica na etapa final dos trabalhos.

De acordo com a Secretaria de Obras Públicas, a alça é uma importante via que liga regiões centrais da cidade a BR-381, sendo utilizada diariamente por motoristas que trafegam entre bairros como Cidade Nobre e adjacências.

A secretária de Obras Públicas, Jéssica dos Reis, explicou que a intervenção seguiu critérios técnicos rigorosos.
“Optamos por substituir o gabião por uma estrutura em concreto armado, que oferece mais resistência e vida útil à contenção. Toda a execução foi feita dentro do cronograma previsto”, destacou.

O prefeito Gustavo Nunes também comentou sobre a conclusão da obra.
“Sabemos da importância dessa via para a mobilidade urbana da cidade. Desde o início, tratamos o problema como prioridade e, agora, entregamos uma estrutura mais segura e definitiva para a população. Esse é mais um exemplo de que estamos trabalhando com planejamento e responsabilidade”, afirmou.

Com a liberação da alça, o trânsito na região volta à normalidade, garantindo mais segurança e fluidez à mobilidade urbana.

 

Prefeito Gustavo Nunes sanciona lei que institui a internação involuntária em Ipatinga


Projeto de lei de autoria do vereador Matheus Braga (DC) estabelece a internação involuntária como política pública de tratamento de dependentes químicos em situação de rua no município

 Ipatinga deu um passo importante nesta quarta-feira, 6 de agosto, com a sanção da Lei 5.176. A ratificação da norma foi assinada pelo prefeito Gustavo Nunes (PL), exatamente às 15h09, durante solenidade realizada na sala de reuniões do gabinete. A cerimônia, aguardada com expectativa por parte da sociedade, contou com a presença do vereador autor do projeto, Matheus Braga (DC), do líder de governo na Câmara, Nivaldo Antônio, outros vereadores do Legislativo, do secretário de Saúde, Walisson Medeiros, e de outros secretários.

 O documento define que a internação involuntária é aquela realizada sem o consentimento do dependente, a pedido de familiar ou responsável legal ou, na falta destes, de servidor público da área de saúde, assistência social ou órgãos do Sistema Nacional de Políticas sobre Drogas (Sisnad).

 A administração municipal esclareceu que a internação involuntária será adotada apenas como último recurso, quando todas as outras formas de cuidado, acolhimento e tratamento já tiverem sido esgotadas. Ainda pontuou que a sanção da lei representa apenas o primeiro passo: ela autoriza o município a implementar essa política, mas ainda há um caminho a ser construído. Será preciso estruturar a rede, capacitar equipes, definir fluxos e fortalecer as abordagens existentes antes que qualquer internação aconteça.

 Segundo o projeto de lei, a internação involuntária será realizada de acordo com as seguintes diretrizes: após formalização da decisão por médico responsável; indicada depois de avaliação sobre o tipo de droga utilizada, o padrão de uso e na hipótese comprovada de impossibilidade de utilização de outras alternativas terapêuticas previstas na rede de atenção à saúde; perdurará apenas pelo tempo necessário à desintoxicação, no prazo máximo de 90 dias, tendo seu término determinado pelo médico responsável; a família ou o representante legal poderá, a qualquer tempo, requerer ao médico a interrupção do tratamento.

 A internação só será indicada quando os recursos extra-hospitalares se mostrarem insuficientes. Todas as internações e altas deverão ser informadas, no prazo máximo de 72 horas, ao Ministério Público, à Defensoria Pública e a outros órgãos de fiscalização. É garantido o sigilo das informações relacionadas ao paciente, sendo vedado o acesso por pessoas não autorizadas. É vedada a realização da internação involuntária em comunidades terapêuticas acolhedoras. O planejamento e a execução do projeto terapêutico individual deverão observar, no que couber, o previsto na Lei nº 10.216/01. A Secretaria de Saúde e a Secretaria de Assistência Social deverão avaliar caso a caso a necessidade de internação involuntária.

 Elaboração do projeto

O vereador Matheus Braga (Democracia Cristã – DC), autor do projeto de lei, explica que o texto contou com contribuições valiosas para que pudesse ser construído na forma final apresentada. “Desde o início do ano, temos discutido de forma muito séria e responsável a situação dos dependentes químicos em situação de rua da nossa cidade. Procurei o prefeito Gustavo Nunes, que abriu as portas. No início da tramitação do projeto, criticaram e a gente retirou o projeto de tramitação para construir um diálogo. Procurei o Executivo, foi criado um comitê intersetorial para discutir de forma séria e responsável como seriam aplicadas e construídas as internações involuntárias. Depois de vários diálogos, atendendo a pedidos da Secretaria de Saúde, criamos uma lei que, de fato, pode ajudar muito essas pessoas que estão em situação de rua”, salientou o vereador.

 Em sua fala, o prefeito de Ipatinga, Gustavo Nunes, declarou que o projeto foi construído com muito zelo e cuidado, com base em parâmetros legais e legislações federais. Esclareceu que a sanção não significa que, a partir de amanhã, já estarão sendo realizadas internações. “Não significa que a partir de amanhã nós já vamos estar com a equipe na rua fazendo as internações involuntárias. Não é isso, não é dessa forma que vai funcionar. Hoje, demos um pontapé inicial que está autorizando o município de Ipatinga a criar um procedimento e um fluxo para uma política pública de internações involuntárias dessas pessoas, com respaldo legal, dentro de uma questão técnica e legislativa. Já montamos uma comissão técnica e vamos discutir isso por algum tempo para que possamos, de fato, implementar esse novo programa de saúde aqui na cidade.”

 Visitas técnicas

A administração municipal prevê a realização de visitas técnicas em cidades onde essa política já é uma realidade, com o objetivo de conhecer de perto o funcionamento e dialogar tecnicamente com os gestores sobre as experiências já implantadas.“Vamos discutir, entender como é feito esse fluxo na prática para que a gente possa trazer para a realidade do município de Ipatinga. Repito: dentro de todos os parâmetros legais. Para que possamos, enfim, anunciar um programa real, um programa eficiente e que vá de fato funcionar na prática para salvar vidas. Salvar qual tipo de vida? Daquelas pessoas que estão doentes e que hoje estão perdendo as suas vidas por conta do vício, seja no álcool ou na droga”, declarou Nunes.

 Resgate à vida

O prefeito lembra que este projeto irá impactar vidas. “Aquela pessoa em situação de rua está perdendo sua vida pelo vício. Nós, enquanto poder público, devemos propor a recuperação e o resgate da vida dessas pessoas com cautela, zelo, tratamento digno, ético e, principalmente, todo o respaldo legal da legislação. Estamos dando um pontapé muito importante para que possamos, de fato, num futuro muito próximo, se Deus quiser, anunciar a primeira política pública de internação involuntária para pessoas em situação de rua que tenham problema com drogas e álcool.”

 Local

Ainda não há um local definido para a realização das internações. O comitê está avaliando onde elas poderão ocorrer. Dentro do município de Ipatinga não há estrutura própria, mas cidades ao redor têm. Já houve conversa com parceiros do município que possuem entidades e instituições e, tendo conhecimento da intenção de iniciar esse projeto, já se colocaram à disposição para contribuir. É algo que está em fase inicial e será construído. A proposta também prevê fiscalização criteriosa dos locais de acolhimento.


quarta-feira, 6 de agosto de 2025

Cidades deverão ter pistas exclusivas pata motos

 
Obrigatoriedade da sinalização para motos nas outras cidades pode ser regulamentada a partir de abril do ano que vem

 Após três anos da implantação da primeira Faixa Azul na cidade de São Paulo, hoje responsável pela redução de 47,2% no número de mortes envolvendo motociclistas, o Ministério dos Transportes estuda implantar a iniciativa em todo o país. Após analisada a eficiência da Faixa Azul, a regulamentação que a torna obrigatória poderá ser implementada em abril do ano que vem, de acordo com técnicos do Ministério dos Transportes.

 A Secretaria Nacional de Trânsito analisa criteriosamente os relatórios enviados a cada três meses pela Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) com todos os aspectos da Faixa Azul — como o impacto no fluxo de veículos, a velocidade média da via e a ocorrência de acidentes, com ou sem vítimas. Os dados são compilados pela equipe técnica para que todos os detalhes envolvendo a estrutura sejam analisados e são eles que vão embasar a avaliação da viabilidade da medida e podem subsidiar uma eventual regulamentação nacional.

 Algumas cidades já se inspiraram no modelo da capital, como Recife (PE), Salvador (BA), Santo André (SP) e São Bernardo do Campo (SP). Esses municípios já receberam autorização para adotar a sinalização em caráter experimental. O Distrito Federal e Belo Horizonte (MG) também avaliam a adoção da medida, motivados pelos resultados obtidos em São Paulo.

 Desde 2022, quando a primeira faixa foi inaugurada na Avenida 23 de Maio, a cidade passou a expandir a iniciativa. Hoje, a capital conta com 232,7 km de faixa azul distribuídos em 46 vias, beneficiando cerca de 500 mil motociclistas.

 De acordo com dados da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET), a Faixa Azul reduziu o número de óbitos de 36 em 2023, para 19 em 2024 (queda de 47,2%) nos trechos de vias em que a sinalização foi implantada. Dados do Infosiga mostram que a capital reduziu o número de mortes de motociclistas. No primeiro semestre de 2025, enquanto o Estado de São Paulo registrou alta de 5,6%, a capital teve queda de 7,6% em relação ao mesmo período do ano passado.

 Na Avenida 23 de Maio, por exemplo — uma das vias com maior fluxo de motos na cidade —, a redução foi de 53% nas mortes de motociclistas após a implementação da Faixa Azul. Em outras vias, como a Avenida dos Bandeirantes e a Avenida Salim Farah Maluf, também foram registradas quedas consistentes nos índices de acidentes fatais, comprovando a eficácia do modelo.

 Com mais de 1,4 milhão de motos circulando diariamente pelas ruas da capital, a Faixa Azul representa um passo estratégico na proteção da vida e na convivência mais segura entre diferentes modais.